A Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, recebe a partir desta sexta-feira, 5, uma exposição que enaltece o trabalho de três artistas locais. Nesta sexta, a partir das 13h30, acontece o vernissage de abertura da mostra “Encontros” que conta com obras de Cynthia Scanavino, Traudi Meurer e Elusa Borowski. O espaço na Rua Marechal Floriano, 651, no Centro, recebe as pinturas que poderão ser conferidas no mês de novembro.
Para a curadora da exposição, Juliane Mai, o evento reúne peças que representam as linhas particulares de trabalho das três artistas. “Cada uma delas possui um estilo único, que forma suas identidades artísticas, desenvolvidas e aprimoradas ao longo de décadas, sob o olhar apurado da artista visual e professora de artes Márcia Marostega”, frisa. Ela acompanha o trabalho do trio desde 2008 e diz se sentir honrada em fazer a curadoria. O catálogo virtual da exposição para as mídias audiovisuais vai contar também com depoimentos de autoridades ligadas à cultura.
LEIA TAMBÉM: Artistas locais podem usar estrutura da Casa das Artes para atividades
Publicidade
“Na mostra reunimos obras fortes, resultado do trabalho árduo de pesquisa e aprimoramento das técnicas”, conta Juliane. O ambiente da exposição foi minimamente planejado para criar um clima aconchegante e convidativo, inspirado pela ideia de uma praça, um local que é ponto de encontros. Os bancos, em estilo francês, as luminárias de jardins e as plantas, aliados às luzes e ao Aroma do ambiente, formam esse espaço.
Segundo o vice-presidente da Pró-Cultura, Danúbio Zitzmann, a exposição reúne cerca de 30 obras entre telas e esculturas. “Algumas estarão à venda, mas nem todas, por que fazem parte do acervo das artistas ou de colecionadores que cederam para expor. Nos sentimos orgulhosos de expor o trabalho de três grandes artistas locais. Essa exposição vem com um atraso considerável em função da pandemia, já que estava programada para 2020”, conta. Para visitar, é necessário utilizar máscara, respeitar o distanciamento e apresentar certificado ou carteira de vacinação.
A Casa das Artes recebe os visitantes de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e aos sábados, das 10 horas às 14 horas. A mostra tem apoio de Atelier Márcia Marostega, Associação Pró-Cultura, Prefeitura e Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul. O patrocínio é de Jorge Bischoff, Enzilab, Viccino, Floricultura Verde Sul, Empório Essenza, CFC Celso, Big Móveis, Larissa Carneiro, Mercadão de Flores, Gasima Home Tech, Clip Papelaria, Giordani Advogados Associados, Miller Supermercados e Pra Vida.
Publicidade
As artistas
Cynthia Scanavino
É natural de Erechim, mas vive e trabalha em Santa Cruz. Formada em Ciências Jurídicas, atuou no Tribunal de Contas por 28 anos. Iniciou o contato com pintura a óleo em 1979 estudando com o professor Brilhante na Igreja do Rosário, em Porto Alegre. Cursou Desenho em Porto Alegre e na Accademia del Giglio di Pontenani Cecilia em Florença, na Itália. Atualmente, frequenta o curso de pintura de retratos a óleo no estilo impressionista, com o artista Theo Felizzola.
Participou de exposições individuais e coletivas, tendo obtido premiações. Ela desenvolve sua técnica com base no Impressionismo clássico com nuances no Neoimpressionismo e no Expressionismo com ênfase na figura humana. Desde 2003 está sob tutoria da artista Márcia Marostega.
Publicidade
Elusa Borowski Morsch
É natural de Santa Cruz do Sul, onde reside. Cursou Especialização em Educação Infantil, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Exerceu o magistério na Escola Estadual Gaspar Bartholomay e coordenação da Educação Infantil da Região Escolar na 6° Coordenadoria de Educação. Em 1997 iniciou o contato com a arte no Programa Uniarte da Unisc, sob orientação da artista plástica Márcia Marostega.
Desde então integrou exposições coletivas e individuais, somando prêmios nacionais. Elusa trabalha com tinta acrílica usando tela como suporte. Desenvolve seu trabalho em forma de séries, procurando explorar todas as possibilidades que o tema elencado propicia.
Publicidade
Traudi Meurer
É natural de Santa Cruz do Sul. Cursou Ciências Contábeis na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e exerceu atividades na Caixa Econômica Federal por 24 anos consecutivos. Em 1997 iniciou o contato com as artes no Programa Uniarte da Unisc, sob orientação da professora Márcia Marostega, e desde 2011 frequenta o ateliê.
Traudi participou de exposições coletivas e individuais e recebeu prêmios. Trabalha com acrílica e óleo sobre tela.
Possui duas séries principais de trabalho: a primeira se chama “Do Fundo do Mar…”, com temática marinha, predominando o uso de conchas; e a mais recente, inspirada no Neoconcretismo, “Movimentos”, com obras geométricas que apresentam um efeito de tridimensionalidade nas formas entrelaçadas.
Publicidade
LEIA MAIS: Lei Aldir Blanc injeta R$ 886 mil em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!