A Expointer 2020, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, começou nesse sábado e se estende até 4 de outubro. Em nova data e com outro formato, em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento realizado no modelo híbrido, com parte das atividades presenciais e outras transmitidas online, em uma plataforma exclusiva.
Provas competitivas, como o Freio de Ouro (que ocorreu no fim de semana), provas técnicas, leilões de animais, debates, lançamentos de produtos e shows não terão a presença de público. A transmissão ocorre por quatro canais web.
LEIA MAIS: Sem público, Expointer terá quatro canais de transmissão
Publicidade
No pavilhão da agricultura familiar, os produtos serão vendidos pelo sistema online, em salas de negociação, e por drive-thru, onde os clientes terão acesso ao espaço de carro e serão atendidos pelos produtores sem precisar descer do veículo.
O número de produtores será reduzido, como explica o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva. “Das mais de 300 agroindústrias familiares do Estado que participam todos os anos, apenas 55 estarão presentes. Muitas manifestaram vontade de ir, mas pelo novo formato e seguindo as regras de distanciamento, infelizmente a capacidade do local não permite”, esclarece.
LEIA MAIS: Saiba como vão funcionar as vendas por drive-thru na Expointer
Publicidade
Da região, apenas três participam – a Rosas do Deserto (Mato Leitão), Casa do Mel Schwendler (Venâncio Aires) e Agroindustrial Todo Dia (Barros Cassal).
O proprietário da Rosas do Deserto, Moisés de Borba Ribeiro, de 42 anos, chegou ao parque na tarde de sexta-feira. Participante há oito edições, ele mantém uma expectativa positiva. “Em anos anteriores chegamos a vender em torno de R$ 30 mil. Acredito que nesta edição as vendas devem ficar entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Vai depender do público que virá até o pavilhão, mas estamos otimistas”, afirma. No estande, além de rosas do deserto, são oferecidos gerânio pendente, gerânio ereto, petúnias, cravos, cravinas e dipladênias.
LEIA MAIS: Égua de cabanha de Santa Cruz vence o Freio de Ouro
Publicidade