Esportes

Treinadora santa-cruzense comanda a seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas

A santa-cruzense Evelyn Cristine Barbian, de 28 anos, residente em Vera Cruz, é a treinadora da seleção brasileira feminina de basquete em cadeira de rodas. Ela assumiu a função em fevereiro deste ano e já iniciou os trabalhos com a equipe para a disputa da Copa América, com a primeira etapa entre 6 e 13 de março. Os treinamentos são realizados em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB).

Evelyn acumula experiência como treinadora da Associação Meninas do Basquete (AMB), com atuação na base, orientando atletas de 9 a 17 anos. Ela também é a técnica da Aspede/União Corinthians, com o time masculino de basquete em cadeira de rodas. No ano passado, conquistaram a Copa de Acesso, que deu vaga na elite nacional. Evelyn foi eleita a melhor técnica e recebeu o convite da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC) para integrar a comissão da seleção brasileira.

LEIA MAIS: Aspede/UniCo conquista título da Copa de Acesso no Brasileiro

Publicidade

“O fato de assumir as meninas me deixou muito feliz. Fui jogadora de basquete e meu sonho era chegar na seleção brasileira como atleta. Atuei na seleção gaúcha e fui vice-campeã brasileira em 2011. Agora tenho a oportunidade de realizar esse sonho em outro papel, como treinadora”, destacou.

Evelyn disse que recebeu apoio da comissão técnica e da coordenação da seleção para atuar em um cargo de grande responsabilidade como esse. O objetivo é preparar a equipe da melhor forma para a Copa América, no segundo semestre, ainda sem local definido. “Estou muito feliz em ter uma oportunidade grande como essa. Carrego comigo a representatividade feminina no meio esportivo, a força da mulher dentro do basquete e o meu amor em ser treinadora de basquete”, concluiu.

Publicidade

LEIA MAIS: AMB está com inscrições abertas para treinos de basquete

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez