Cinco meses após uma enchente romper o pontilhão sobre o Rio Pardinho, produtores de tabaco de Linha Inverno tiveram a vida facilitada nesta semana. A Prefeitura de Sinimbu completou, na terça-feira, 31, a passagem com terra e pedras compactadas por meio de uma retroescavadeira.
A solução provisória é um alívio para quem precisava percorrer até 20 quilômetros em um desvio para transportar o tabaco colhido na margem oposta do Rio Pardinho. Em julho, no período de plantio, a reportagem da Gazeta do Sul conversou com a fumicultora Margit Kappenberg, que mora às margens da RSC-471. Ela relatou a mesma dificuldade para o transporte das mudas.
O vice-prefeito e secretário de Obras, Claus Schneider Wagner, salientou que placas estão sendo fixadas para alertar que o volume máximo de cargas na travessia deve ser de duas toneladas. “Essa solução provisória vai auxiliar os produtores no transporte do tabaco e evitar que percorrem grandes distâncias para desviar”, disse.
Publicidade
LEIA MAIS: O desafio de chegar e sair de Linha Inverno
Ponte definitiva
Além de uma ponte em Linha Inverno, outras três serão construídas em Sinimbu. Duas em Alto Rio Pequeno e uma em Linha Pintado. O valor investido será de R$ 5 milhões, proveniente do Ministério da Integração. Os recursos foram obtidos por meio do decreto de emergência encaminhado à Defesa Civil em junho. O projeto está na fase de conclusão do edital.
Publicidade
This website uses cookies.