Entidades representativas dos produtores de tabaco e líderes das empresas do setor deram continuidade nessa terça-feira, 26, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), às negociações para o preço do produto na comercialização da safra 2020/21. Na segunda-feira, as negociações envolveram as empresas BAT (ex-Souza Cruz), Philip Morris, JTI e Universal Leaf. Os encontros prosseguem nesta quarta-feira, 27, no segundo e último dia de tratativas, no mesmo local, agora com as empresas Alliance One, China Brasil Tabacos, CTA e Premium Tabacos.
LEIA MAIS: Entidades e empresas iniciam negociação do preço do tabaco nesta semana
De parte dos produtores, além da própria Afubra, participam as federações da Agricultura dos três estados do Sul do Brasil (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais, também dos três estados (Fetag, Fetaesc e Fetaep). Os encontros são realizados individualmente com cada empresa, de maneira presencial, mas cumprindo com todos os protocolos sanitários.
Um primeiro encontro entre entidades e empresas havia sido realizado no dia 17 de dezembro passado, dedicado à comparação dos custos de produção levantados por ambas as partes. Devido a divergências na apuração desses custos, novas reuniões ocorreram nos dias 12 e 13 deste mês. Nos encontros de ontem e hoje está em pauta efetivamente a negociação do preço, além da política de estimativa do custo de produção de cada empresa, bem como o cronograma de liberação dos valores para os integrados e assuntos gerais do ambiente de produção de tabaco.
Publicidade
LEIA MAIS: Preços da safra de tabaco serão definidos em janeiro
This website uses cookies.