Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sorriso e autoestima

Tratamento com prótese dentária pode ajudar pacientes a se sentirem mais confiantes

Não importa a idade: todo mundo quer ter um sorriso bonito e saudável. Além de ser fundamental para a saúde, isso tem o poder de contagiar as pessoas à sua volta. Da mesma forma, dentes alinhados e bem cuidados podem melhorar a autoestima e, consequentemente, aumentar a autoconfiança. Nos dias de hoje, os avós estão cada vez mais ativos. Viajam, vão a festas, trabalham… e também estão mais vaidosos e cuidadosos com sua saúde, inclusive a bucal.

LEIA TAMBÉM: Dia dos Avós: entenda por que a data é comemorada em 26 de julho

De acordo com Cilea Slomp, especialista e mestre em Prótese Dentária, as reabilitações com próteses impactam significativamente a qualidade de vida das pessoas. “Elas são responsáveis pela melhora da eficiência mastigatória e da estética do sorriso, e na redução de problemas musculares e articulares.

Publicidade

Além disso, influenciam na melhora das relações interpessoais, tornando as pessoas automaticamente mais felizes e satisfeitas consigo mesmas”, atesta. Cilea, que também é doutora em Dentística Restauradora e professora vice-coordenadora da Pós-Graduação em Prótese e Dentística da Advanceh, explica que a prótese é um tipo de tratamento em odontologia feito para repor dentes perdidos ou ausentes, ou para melhorar dentes que precisem restaurar sua forma ou cor.

LEIA TAMBÉM: Dia dos Avós: muita energia para ensinar e aprender

Tipos de próteses

A profissional destaca que existem as próteses fixas e removíveis. Entre as fixas, há as cimentadas nos dentes e as que podem ser fixas sobre implantes (cimentadas ou parafusadas), com o intuito de melhorar a mastigação e a estética, ou aumentar a altura da mordida em pacientes que têm perda de dimensão vertical, que são dentes muito desgastados por bruxismo ou fraturas.

Publicidade

Nesses casos, as próteses podem ser do tipo laminadas, que são as lentes de contato, ou do tipo coroa, que são aquelas que revestem o dente inteiro. Já as removíveis – de remover e colocar – podem ser totais, parciais ou de encaixar sobre implantes.

Cilea explica que são vários os tipos de prótese e cada uma é mais indicada para casos específicos. “Varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Isso é determinado mediante uma avaliação bem minuciosa, com vários exames, fotografias, raio-x e escaneamento ou moldagem intraoral. A primeira consulta, quando se faz o diagnóstico e se conhece o desejo do paciente, é muito importante”, destaca.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.