Trânsito na Alemanha

Dificilmente consigo contemplar o céu sobre a Alemanha sem ver aviões cruzando em diferentes direções. Localizada no centro da Europa, a Alemanha está cercada por nove países. A malha viária diversificada possibilita escoamento da produção e deslocamentos, tanto por vias aéreas e fluviais (nos muitos rios navegáveis) quanto pela densa malha ferroviária e rodoviária.

Pelas estradas circulam veículos dos mais diferentes países. Em função disso, caminhões acima de 7,5 toneladas pagam Maut – pedágio. Pela localização geográfica, as rodovias do país são submetidas a intenso trânsito internacional, o que gera enorme sobrecarga e poluição, que, por consequência, gera altos custos de manutenção. Para os demais veículos, como carros de passeio, não existe cobrança de pedágio.

A existência de diversificada malha viária certamente contribuiu para que, desde 1956, existisse a proibição do tráfego de caminhões acima de 7,5 toneladas nas estradas em domingos e feriados. De modo que, nestes dias, as rodovias ficam mais livres para os veículos de passeio e se evita o estresse das ultrapassagens, que chamam de Elefantenrennen – corrida de elefantes –, promovidas pelas seguidas ultrapassagens feitas pelos caminhoneiros, cansados de terem de ficar atrás de cargas lentas, na pista da direita.

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Aqui em Tübingen existe uma estrutura bem organizada para a circulação de ônibus urbano – os TüBus que rodam com biodiesel ou elétricos, ou com energia combinada. Apesar da passagem cara, há muitas facilidades, tanto para estudantes quanto para os demais usuários. Na maioria dos trajetos, há ônibus de 15 em 15 minutos. Uma passagem custa 2,60 euros. Já uma passagem para circular o dia inteiro, em qualquer Bus, para qualquer direção, custa 4,60. Uma passagem para um mês custa 42,60 euros e pode ser usada quantas vezes quiser e pode ser transferida para outra pessoa usar. Além disso, são muito pontuais e as paradas são providas de todas as informações impressas sobre horários, procedência, destino, com horário, durante o trajeto da linha, além de uma placa eletrônica que anuncia e atualiza a chegada de cada ônibus e a direção.

Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, houve um aumento considerável do preço dos combustíveis (um litro de gasolina – Benzin – custa em torno de 2 euros), o que gerou elevação do custo de vida. Em função disso, o governo federal está promovendo o 9 Euro Ticket – a passagem de 9 euros. Trata-se de uma passagem mensal que se pode adquirir para os meses de junho, julho e agosto. Com ela, qualquer pessoa pode usar os meios públicos de transporte locais ou regionais, quantas vezes quiser e para onde desejar. A passagem é pessoal, não transferível, e vale para locomoções em segunda classe em toda a Alemanha.

Aqui em Tübingen circulam poucas motos, mas diversas motonetas. A prefeitura motivou os usuários a entregarem as velhas, movidas a combustível, para sucata e a comprarem uma nova, movida a energia elétrica (sem poluição: nem sonora, nem do ar). Quem aderiu recebeu 500 euros da prefeitura para adquirir uma nova. Outra medida municipal, instituída no início de 2018, é o passe livre para uso de ônibus urbanos aos sábados – Samstags kostenlos TüBus fahren. Essa liberação de pagamento de passagem é uma interessante iniciativa que favorece o comércio local, facilita as compras de final de semana, favorece passeios, ida a eventos, etc.

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Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

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