Santa Cruz do Sul

Trânsito de Santa Cruz terá novas mudanças; confira

Quem circula diariamente pelo trânsito em Santa Cruz do Sul já percebeu mudanças em alguns pontos, com a implantação de novos semáforos e a alteração no sentido de algumas vias. Essas providências estão baseadas em um estudo de mobilidade realizado em 2022 e levam em consideração o intenso fluxo de veículos, especialmente nos conhecidos horários de pico.

Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, José Joaquim Dias Barbosa, as recentes mudanças – como a instalação de sinaleiras na Rua Tenente Coronel Brito – causam estranheza em um primeiro momento. No entanto, ele explica que esse é o mecanismo encontrado para evitar os congestionamentos. 

LEIA MAIS: Prefeitura começa instalação de semáforos em mais dois pontos da Rua Venâncio Aires

Publicidade

Os novos semáforos na Tenente Coronel Brito estão nos cruzamentos com as ruas Sete de Setembro e Galvão Costa. “As sinaleiras têm se mostrado eficazes, especialmente durante os horários de pico. O fluxo, que antes ficava congestionado, agora está como o desejado. Sabemos que a mudança trouxe uma boa impressão, mas a população ainda está se acostumando com a nova sinalização”, disse o secretário durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9.

Além desses dois equipamentos, a Rua Venâncio Aires vai contar com uma nova sinalização. Três semáforos serão instalados ao longo da via nos cruzamentos das ruas Ramiro Barcelos, Borges de Medeiros e Fernando Abott. A última é uma demanda antiga da comunidade, visto o grande número de acidentes que vêm acontecendo no local. “Infelizmente, alguns condutores estão desatentos, mesmo com tudo bem sinalizado. A imprudência dos motoristas acaba resultando em acidentes”, lamentou. 

Próximos semáforos a entrar em operação estão sendo instalados na Venâncio Aires | Foto: Alencar da Rosa

Para que o trânsito não fique congestionado, a Rua Venâncio Aires vai contar com o sistema “onda verde”, assim como já ocorre na Tenente Coronel Brito. Os semáforos vão ficando com o sinal aberto de forma contínua, fazendo com que os carros não precisem parar por várias vezes. “A primeira sinaleira deve começar a funcionar em cerca de dez dias na Rua Fernando Abott, seguida pela instalação na Ramiro Barcelos”, ressaltou Barbosa. O equipamento da Rua Borges de Medeiros não tem prazo para começar a operar.

Publicidade

LEIA MAIS: Populares jogam porção de sal grosso em esquina com grande número de acidentes

Como forma de trazer mais segurança e fluidez ao trânsito, a Rua Sete de Setembro, a partir da Marechal Floriano até a Ernesto Alves, passou a ser toda em sentido único. Outra mudança nesta semana atinge a Rua João Baumhardt, no Bairro Arroio Grande. A via se tornou preferencial no trecho entre a São Roque e a João de Barros. A medida busca alinhar o trânsito na região do entorno do viaduto do Arroio Grande, obra em andamento e prevista para ser finalizada em novembro.

Avaliação indica mudanças em outros locais

Quanto às possíveis opções para melhorar o trânsito, o secretário José Joaquim Dias Barbosa ressaltou o uso de redutores de velocidade, mas disse que isso pode gerar mais problemas. “Queremos um trânsito seguro, e uma maneira efetiva de garantir isso é por meio da sinalização”, explicou.

Publicidade

Ele ressaltou que a administração está seguindo o que foi determinado pelo estudo de mobilidade, com engenheiros avaliando constantemente os pontos críticos da cidade. Um dos locais que recebem atenção é o cruzamento da Rua Marechal Floriano com a Ramiro Barcelos, no Centro, onde há planos para a instalação de sinalização por semáforo. “Embora haja discordâncias, não há outra forma de controlar o trânsito sem esses mecanismos.”

LEIA TAMBÉM: Agricultores familiares podem se inscrever para feira da Oktoberfest

Além das áreas centrais, Barbosa mencionou melhorias para o trevo do Bom Jesus. A medida prevê adequação da sinalização em resposta ao grande número de veículos que transitam em direção a Vera Cruz.

Publicidade

O secretário não descartou, para o futuro, a possibilidade de implantação de um viaduto nesse local. “Algo terá que ser feito”, afirmou Barbosa. Outra medida que deve ser tomada é a instalação de redutores de velocidade em Rio Pardinho, especialmente em frente à Escola Municipal Christiano Smidt, para garantir a segurança dos pedestres.

*Colaborou Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.