Trinta e cinco meninas de escolas municipais estão cada vez mais perto de realizar o sonho da festa de 15 anos. Participantes da primeira edição do projeto municipal Transformando Sonhos, as adolescentes vivem a expectativa pelo próximo dia 25, quando receberão seus amigos e familiares para uma grande comemoração no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest.
Para algumas, mais do que um evento, a festa representará o início de uma nova etapa da vida. “Estou deixando a fase de criança para trás. Até a escolha da cor do vestido vai ser com esse significado”, conta a estudante do 8º ano do ensino fundamental da Emef Harmonia, Gabriela Schmidt da Silva.
Moradora do Residencial Viver Bem, ela completou 15 anos em maio, mas não pôde fazer uma comemoração. Porém, o desejo por uma festa vem sendo alimentado há anos. “Com 10 anos eu planejava como seria. Na época, era apaixonada pelo Luan Santana e queria que ele estivesse na minha festa”, revela. Hoje, já sem preferência pelo cantor, idealiza de forma diferente. “Vai ser o máximo! Vai ter muita gente na minha festa”, comemora.
Publicidade
Passados quase dez meses do dia em que completou 15 anos, Júlia Vitória dos Santos Corrêa conta que vai realizar um sonho da família. “Minha tia ia organizar uma festinha para mim, mas como ela faleceu, não tínhamos clima para comemorar. Sinto a falta dela e tenho certeza de que vai ser uma noite muito emocionante. Um momento que ficará marcado na minha vida”, comenta a estudante da Emef Santuário.
Quem também está na expectativa pela noite do evento é a estudante da Emef Menino Deus, Danielli Rodrigues da Luz. Ela comemorou os 15 anos com um churrasco em família, em fevereiro, mas desejava uma festa para marcar a data. Moradora do Bairro Santa Vitória, desde os 12 anos sonha como será esse momento. “Queria uma festa com muita música, comida, amigos e a minha família. E acho que essa será assim. Vai ser muito legal, bem jovem. Mas só vivendo a noite para saber”, diz, ansiosa pela data.
A edição municipal do projeto Transformando Sonhos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Públicas. Até então, o evento era realizado pela escola Guilherme Hildebrand, onde a secretária Guiomar Rossini Machado era diretora. “Começamos o projeto em 2014 e ele foi crescendo. Apenas meninas moradoras do Bairro Progresso eram contempladas e, agora, à frente da secretaria, achei que poderíamos realizar o sonho de jovens de outros bairros também.”
Publicidade
Segundo Guiomar, todas as meninas de escolas municipais foram convidadas. Para participar, elas deveriam preencher os seguintes requisitos: estar matriculada em uma escola pública municipal de Santa Cruz do Sul e ter frequência superior a 75%; ter inscrição no CadÚnico; não ser casada nem ter filhos; não ter tido festa de 15 anos; e ter disponibilidade para participar de palestras, oficinas e capacitações oferecidas pela Secretaria de Políticas Públicas.
Nos últimos meses, as adolescentes participaram de três encontros. No primeiro, receberam as orientações do projeto; no segundo, dicas de beleza e como se comportar na festa; e, no último, que aconteceu nesta quarta-feira, 6, orientações sobre como se inserir no mercado de trabalho e preparar currículos. O cronograma ainda conta com a prova de vestidos e um ensaio geral. Para o evento, as participantes ganham o aluguel do vestido e dos sapatos, maquiagem, produção do cabelo e duas fotos.
Publicidade