Agronegócio

Trajetória de Iro Schünke é contada em autobiografia

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, lançou na noite dessa terça-feira, 8, o livro Uma vida para o agro, o agro para vidas – Da infância na lavoura à iniciativa que transforma a realidade de jovens e famílias rurais. O evento, realizado no estande da instituição no Parque da Oktoberfest, reuniu líderes do setor, empresários, autoridades regionais e imprensa.

Publicado pela editora Critério, de Porto Alegre, o livro de 192 páginas detalha a vida de perseverança, fé e otimismo do executivo. “Este é o registro da semeadura e da colheita da minha vida. Os grãos que pus na terra e vi florir e crescer, e também aqueles que não se desenvolveram”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Projeto mostra importância do agricultor a estudantes de Santa Cruz

Publicidade

Em sua trajetória, Schünke acompanhou a evolução da cadeia produtiva do tabaco. “Certamente, esta é uma das culturas que – ao mesmo tempo em que passou a ser ampla e injustamente atacada – mais se valorizaram no panorama da agricultura gaúcha e brasileira.” O grande legado nessa caminhada foi a criação do Instituto Crescer Legal, em 2015. “Me identifico muito com os jovens que participam dos programas, porque partimos de uma mesma realidade.”

Mesmo depois de tudo o que viveu, Schünke não esquece as raízes. “Carrego comigo uma herança rica da cultura germânica de meus antepassados, assim como os bons valores que recebi em casa e que aprendi na Bíblia”, acrescentou. Durante a fala, recordou da infância difícil no interior de Candelária, onde não havia energia elétrica nem água encanada.

LEIA TAMBÉM: SindiTabaco e Afubra promovem tarde de conscientização sobre saúde do produtor em Santa Cruz

Publicidade

Agradeceu ainda à esposa Lúcia, falecida em 2021 e com quem foi casado por 48 anos. Da união com ela nasceram as duas filhas do casal, Janaína e Jaqueline. “Mesmo com a partida dela, nós três somos muito amigos. Acho que isso é a coisa mais importante que um pai ou uma mãe pode ter: os filhos como amigos.” Antes dos discursos, o autor autografou dezenas de exemplares dos convidados presentes.

Sobre o autor

Iro Schünke nasceu em Candelária, no interior do Rio Grande do Sul. Formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante sua trajetória profissional, atuou na Emater e nas empresas Fumossul e Meridional Tabacos, que depois se tornaria a Alliance One. Durante esse período, viajou por diversos países.

LEIA TAMBÉM: Alexandre Bublitz: conheça o santa-cruzense eleito vereador em Porto Alegre

Publicidade

Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de Produção do Sindifumo, agora SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em 2015 assumiu, também, como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.