Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

história de vida

Trajetória de Iro Schünke é contada em autobiografia

Foto: Alencar da Rosa

Autor autografou os exemplares e conversou com os convidados presentes no evento

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, lançou na noite dessa terça-feira, 8, o livro Uma vida para o agro, o agro para vidas – Da infância na lavoura à iniciativa que transforma a realidade de jovens e famílias rurais. O evento, realizado no estande da instituição no Parque da Oktoberfest, reuniu líderes do setor, empresários, autoridades regionais e imprensa.

Publicado pela editora Critério, de Porto Alegre, o livro de 192 páginas detalha a vida de perseverança, fé e otimismo do executivo. “Este é o registro da semeadura e da colheita da minha vida. Os grãos que pus na terra e vi florir e crescer, e também aqueles que não se desenvolveram”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Projeto mostra importância do agricultor a estudantes de Santa Cruz

Publicidade

Em sua trajetória, Schünke acompanhou a evolução da cadeia produtiva do tabaco. “Certamente, esta é uma das culturas que – ao mesmo tempo em que passou a ser ampla e injustamente atacada – mais se valorizaram no panorama da agricultura gaúcha e brasileira.” O grande legado nessa caminhada foi a criação do Instituto Crescer Legal, em 2015. “Me identifico muito com os jovens que participam dos programas, porque partimos de uma mesma realidade.”

Mesmo depois de tudo o que viveu, Schünke não esquece as raízes. “Carrego comigo uma herança rica da cultura germânica de meus antepassados, assim como os bons valores que recebi em casa e que aprendi na Bíblia”, acrescentou. Durante a fala, recordou da infância difícil no interior de Candelária, onde não havia energia elétrica nem água encanada.

LEIA TAMBÉM: SindiTabaco e Afubra promovem tarde de conscientização sobre saúde do produtor em Santa Cruz

Publicidade

Agradeceu ainda à esposa Lúcia, falecida em 2021 e com quem foi casado por 48 anos. Da união com ela nasceram as duas filhas do casal, Janaína e Jaqueline. “Mesmo com a partida dela, nós três somos muito amigos. Acho que isso é a coisa mais importante que um pai ou uma mãe pode ter: os filhos como amigos.” Antes dos discursos, o autor autografou dezenas de exemplares dos convidados presentes.

Sobre o autor

Iro Schünke nasceu em Candelária, no interior do Rio Grande do Sul. Formou-se engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante sua trajetória profissional, atuou na Emater e nas empresas Fumossul e Meridional Tabacos, que depois se tornaria a Alliance One. Durante esse período, viajou por diversos países.

LEIA TAMBÉM: Alexandre Bublitz: conheça o santa-cruzense eleito vereador em Porto Alegre

Publicidade

Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de Produção do Sindifumo, agora SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em 2015 assumiu, também, como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile