Passava um pouco das 15 horas de segunda-feira, 10, quando uma guarnição composta por quatro policiais da Força Tática da Brigada Militar (BM), que realizava barreiras em uma das vias de acesso a Vera Cruz, abordou um veículo de luxo na Rua Ernesto Wild, Bairro Esmeralda. Os policiais do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) logo identificaram o homem que estava na carona do Honda HR-V, cor chumbo, com placas de Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Brigada encontra cocaína em carro de motorista de aplicativo e prende passageiro por tráfico
Conhecido pelo apelido de Imperador, o jovem de 21 anos levantou-se para ser revistado. Dentro do veículo, junto a um dos bancos, foi encontrado um tijolo de cocaína que pesava 97,3 gramas. Ainda no interior da SUV, foram localizados R$ 217,90 em dinheiro; duas máquinas de cartão de crédito; um iPhone 14, um smartphone da marca Xiaomi e um Samsung J5; duas carteiras com cartões e documentos; e uma chave.
Publicidade
Preso em flagrante, Imperador foi algemado e encaminhado ao Hospital Vera Cruz (HVC), onde realizou exames de praxe. Depois, foi levado até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde teve sua prisão homologada, sendo conduzido em seguida ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Um homem de 40 anos, que dirigia o HR-V, foi levado até a delegacia como testemunha.
Em depoimento, afirmou que era motorista de aplicativo, que havia apenas levado Imperador até Vale do Sol, e no momento da barreira estava retornando a Santa Cruz do Sul. Posteriormente, foi liberado e permanece como investigado em um inquérito aberto pela Polícia Civil de Vera Cruz, responsável por algumas das principais operações contra o tráfico de drogas na região.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de tentativa de assassinato é preso em Santa Cruz
Publicidade
A captura efetuada na segunda-feira pela Brigada Militar tirou das ruas um dos traficantes de Santa Cruz do Sul conhecido por inovar e expandir o comércio de drogas online. O rapaz realizava uma espécie de “delivery” de entorpecentes. Em mensagens de WhatsApp interceptadas pela polícia e atribuídas a Imperador, ele oferece uma série de produtos, com seus respectivos preços, e mostra fotos dos entorpecentes aos clientes.
Conforme a polícia, nomes usados nas mensagens como “peixe” e “verde”, por exemplo, significam cocaína escama de peixe – a mais pura – e maconha. “Lança bico verde” significa lança-perfume. As drogas sintéticas, que entraram no radar das forças de segurança de Santa Cruz nos últimos anos, também aparecem no catálogo de telentrega de Imperador, que seria um dos fornecedores desses entorpecentes para festas fechadas da cidade. Tipos de balas, doce e MD são vistos nas mensagens e significam drogas sintéticas como LSD, ecstasy e metanfetamina.
“Ele é um indivíduo que pratica o crime de tráfico de maneira contumaz. Imaginamos que tenha um certo status dentro da facção. Postagens em redes sociais sugerem que além da venda, ele possa atuar na alimentação e distribuição de pontos, principalmente pela quantidade expressiva que foi apreendida no veículo, no momento da prisão”, comentou o tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, comandante do 23º BPM.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Casal é preso por tráfico carregando R$ 10 mil na BR-290
Segundo ele, a BM monitora de forma constante os principais alvos envolvidos no tráfico em Santa Cruz e região. “Realizamos esse trabalho também por entendermos que o tráfico movimenta outros crimes graves como porte ilegal de arma de fogo, roubo a pedestre, roubo a estabelecimento e homicídios”, salientou o comandante.
“Nosso Setor de Inteligência realiza um monitoramento nas redes sociais e também nas saídas de criminosos das penitenciárias, bem como visitas que recebem, para depois abastecerem nossas forças ostensivas para realizarmos ações estratégicas de policiamento”, complementou. O nome do acusado de 21 anos foi mantido em sigilo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Pecuarista é assassinado a tiros na porteira de sua propriedade
A Gazeta do Sul conversou com o advogado que faz a defesa do acusado. Mateus Porto acompanhou a prisão em flagrante na segunda e compareceu ontem ao Fórum de Vera Cruz para a audiência de custódia de seu cliente. Na sessão, a juíza Fernanda Rezende Spenner converteu a prisão do jovem de 21 anos de flagrante para preventiva, mantendo-o detido no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
“Estou entrando nesta quarta-feira com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de Porto Alegre”, afirmou Porto. Segundo o defensor, existem ainda dois processos em andamento contra seu cliente, estes pela Comarca de Santa Cruz do Sul, sendo um por tráfico de drogas e outro por receptação. O primeiro está em recurso no Tribunal de Justiça. Já o segundo aguarda audiência de instrução.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.