Centro-Serra

Tradicionalistas vão em busca da Chama Crioula

Os cavaleiros da 14ª Região Tradicionalista (RT), que congrega entidades do Centro Serra, partiram na manhã desta quinta-feira, 17 de agosto, em busca da centelha da Chama Crioula para dar início aos Festejos Farroupilhas 2023. O ato de abertura oficial, reunindo as 30 Regiões Tradicionalistas, ocorre neste fim de semana, no Parque Histórico General Bento Gonçalves da Silva, no município de Cristal, integrante da 16ª RT. São aguardados aproximadamente 1.500 participantes de todo o estado do Rio Grande do Sul e de partes de Santa Catarina.

Conforme o coordenador de Cavalgada da 14ª Região Tradicionalista, Marco Alceu Andres (que está à frente da organização regional pela nona vez), cerca de 70 cavaleiros formam a comitiva da região. Eles se reuniram em frente à sede da Confraria Cavaleiros da Serra, em Sobradinho, de onde saíram embarcados, acompanhados por ônibus, carretas e carros de apoio. 

Andres esteve, juntamente com a esposa Jerusa Herath e a pequena Valentina Scota, no estúdio da Gazeta, onde detalharam o roteiro e a expectativa para a cavalgada, forma de manter viva a história, valores e tradições do estado. “A gente fica o ano todo planejando. É um momento muito bonito, de valorização da tradição, passado entre gerações. Conhecemos pessoas de todos os rincões desse Rio Grande, fazemos muitas amizades. Quem vai uma vez, quer ir sempre”, salienta Andres.

Publicidade

Marco, Jerusa e Valentina na concentração antes da viagem a Cristal

Na manhã desta quinta-feira, a Gazeta acompanhou o momento de saída de parte da comitiva, ansiosos para que dê tudo certo durante os dias de viagem e felizes em manter vivas as tradições gaúchas. 

Entre os participantes estão pessoas de todas as idades, que se alegram da participação  e do amor ao Rio Grande. Um deles é Ivonildo Lisboa, 71 anos, que além de gostar da cavalgada também é um dos responsáveis pela animação do grupo, com seu bombo legüero.

O retorno dos tradicionalistas a Sobradinho, com chegada junto ao Cristo Acolhedor, deve ocorrer no sábado, dia 26, reunindo mais de 80 cavaleiros, que farão um percurso de aproximadamente 200 quilômetros em cavalgada, fazendo paradas e pernoitando em municípios ao longo do trajeto. Haverá homenagens a cavaleiros que faleceram nos últimos meses. No encerramento ocorrerá confraternização no Parque da Fejão.

Publicidade

Programação dos tradicionalistas

A programação da 74ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, em Cristal, já teve início nesta quinta-feira, 17, com recepção e reunião com delegações e inspeção veterinária. A programação segue nesta sexta-feira e sábado, com concentração das delegações a cavalo; início da cerimônia da Geração da 74ª Chama Crioula do RS; encenação artística “A estância do Cristal – Refúgio de espera em tempo de guerra”; abertura oficial com a presença de autoridades e cerimônia de distribuição da Chama Crioula para as 30 Regiões Tradicionalistas. O evento contará ainda com mateada, shows e apresentações artísticas.

O tema dos Festejos Farroupilhas 2023 é o “Centenário da Revolução de 1923”. Já Maria Luiza Benitez, cantora, compositora, atriz, mestre de cerimônias, radialista, apresentadora de TV e historiadora, nascida em Bagé, hoje com 71 anos, foi escolhida como a patrona das festividades.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.