Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

5ª REGIÃO

Tradicionalistas saem de Santa Cruz em cavalgada para levar chama da Fecars a Esteio

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato (ao centro), também prestigiou o começo da cavalgada

Após a realização da 33ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) em Santa Cruz do Sul no ano passado, representantes do Departamento de Cavalgadas da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT) iniciaram nessa quinta-feira, 14, a cavalgada para levar a chama ao município que irá sediar a próxima edição do evento. Na próxima quinta-feira, 21, Esteio deve receber a chama, que está sendo conduzida também por integrantes da 12ª RT – os anfitriões da festa neste ano.

Conforme a coordenadora da 5ª RT, Marisa Rossa, a cavalgada partiu na manhã de quinta de Cerro Alegre Baixo, no interior de Santa Cruz, próximo à residência do diretor de Cavalgadas, Paulo Machado. Os participantes, em cima dos lombos dos cavalos, percorrerão mais de 230 quilômetros em estradas do interior para chegar até o Parque Assis Brasil, local da 34ª Fecars. “Na sexta-feira à tarde acontece a cerimônia de abertura do evento, aí entra a chama, para iniciar a festa”, relata.

LEIA TAMBÉM: 5ª Região Tradicionalista conquista o principal troféu da 33ª Fecars

Publicidade

Ainda segundo Marisa, a Fecars vai reunir 30 regiões tradicionalistas, de onde sairão os laçadores participantes. A 5ª RT será representada por uma equipe de cerca de 45 laçadores, escolhidos por meio de três seletivas – que ocorreram em outubro, novembro, dezembro – e a final em janeiro. As seletivas definiram os laçadores que teriam direito de participar da Fecars. 

A principal modalidade é o Laço Seleção, composto por dez laçadores. No ano passado, o grupo da 5ª Região conquistou 50 armadas em 50, fazendo história na Fecars com 100% de aproveitamento. “Foi uma honra para nós, tradicionalistas e laçadores, termos registrado esse grande feito”, diz a coordenadora. Pelo segundo ano consecutivo, a região terá representantes mirins na modalidade do Laço Vaca Parada. Marisa também agradece aos departamentos da 5ª RT pelo empenho para tornar a cavalgada possível.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.