Tradicionalistas mantém costumes, mas se adaptam aos novos protocolos

Uma das coisas mais tradicionais do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart) é o acampamento. Neste ano, em virtude das restrições impostas pela pandemia de coronavírus, o alojamento de pessoas dentro do Parque da Oktoberfest ficou sob risco de não ser permitido. Contudo, com limitação de público e outros regramentos, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul autorizou às regiões tradicionalistas a organização de espaços para estadia no Parque.

Apesar da liberação, os acampamentos estão escassos, muito diferente dos anos anteriores, quando era montada quase uma cidade dentro do Parque. Quem fez questão de marcar presença, mesmo com o novo formato, foi a 18ª Região Tradicionalista (RT), formada por cidades como São Gabriel, Bagé, Caçapava do Sul e outras. De acordo com o coordenador da 18ª RT, Márcio Martins D’ávila, essa retomada dos eventos tradicionalistas era necessária. “Está sendo muito diferente, mas tínhamos que voltar e o Festival dos Festivais foi a melhor forma de promover a arte e a cultura gaúcha”, comentou.

LEIA MAIS: AO VIVO: acompanhe o que está acontecendo agora no Festival dos Festivais

Publicidade

O acampamento tem servido, também, como suporte para os representantes da 18ª RT nas modalidades artísticas. A região trouxe dois grupos de danças tradicionais, uma declamadora e dois declamadores, uma gaiteira e dois trovadores. “Estamos dando suporte a eles, preparando as refeições e auxiliando no que mais for preciso”, disse.

Região multipremiada

Conforme o coordenador da 18ª RT, o CTG Adaga Velha, de Rosário do Sul, que integra a região tradicionalista, já foi vencedor do prêmio de melhor acampamento do Enart por sete anos consecutivos. “Agora, mantemos nosso churrasquinho, nosso costelão, nosso carreteiro, nossos usos e costumes, mas não podemos abrir mão dos protocolos, como uso de máscaras e álcool gel”, disse.

D’ávila ainda avaliou a retomada de forma positiva, pois serviu para entusiasmar as pessoas que passaram quase dois anos longe dos palcos e da convivência no meio tradicionalista.

Publicidade

LEIA MAIS: Festival dos Festivais movimentou 3 mil pessoas nos dois primeiros dias

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.