Categories: Centro-Serra

Tradicionalistas do Centro Serra iniciam saga pela Chama Crioula

Chegou o mês de agosto. Para gaúchos de todas as querências, significa época de demonstrar o amor à terra e resgatar o orgulho e as tradições. Nesta sexta-feira, 10, no município de Iraí, ocorrerá o acendimento e a distribuição da Chama Crioula para as 30 regiões tradicionalistas do Estado. Um grupo de 28 pessoas da região Centro Serra, representando CTGs, Piquetes e a Confraria Cavaleiros da Serra, irá partir para o acampamento.

O acendimento da Chama Crioula, anualmente, é o momento que simboliza a abertura das comemorações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul, culminando nas festividades de 20 de setembro. De acordo com o tradicionalista Marco Andres, coordenador da cavalgada da 14ª Região Tradicionalista, o grupo partiu de caminhão de Sobradinho na manhã desta quinta-feira, 9.

A geração da chama ocorrerá Com uma cavalgada de 10 quilômetros à beira do Rio Uruguai. “Serão 11 entidades representando a 14ª Região Tradicionalista. Participaremos do acendimento e depois iremos nos preparar para o retorno”, explicou. No dia 11, ocorrerá a distribuição, e no domingo, dia 12, o grupo segue até Santa Bárbara do Sul, de onde partirá a cavalgada.

Publicidade

No município da região Noroeste, os tradicionalistas irão se encontrar com outras 22 pessoas. A saída está prevista para a próxima segunda-feira, 13, e o trajeto será de 180 quilômetros. “Iremos passar por Ibirubá, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Tabajara (distrito de Jacuizinho), Estrela Velha e Arroio do Tigre, até chegar em Sobradinho, na manhã do dia 18, um sábado. A solenidade de chegada será às 10 horas, na Loja Maçônica Aor e Harmonia do Oriente.

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.