Categories: Regional

Tradicionalistas de Santa Cruz comentam morte de Paixão Côrtes

O tradicionalista e folclorista Paixão Côrtes morreu aos 91 anos nesta segunda-feira, 27. Um dia de luto para o Rio Grande do Sul, que perdeu um defensor da cultura regional e responsável pelo resgate da identidade gaúcha por meio de pesquisa histórica.

Para o tradicionalista Antônio Pereira dos Santos, a morte de Paixão Cortes pode ser descrita como uma “perda irreparável” para o tradicionalismo no Rio Grande do Sul. Santos explica que o tradicionalista era o último membro vivo do grupo que fundou o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). “A primeira chama crioula foi transportada por ele, em 1947. Paixão Côrtes e um grupo de cavalarianos criaram a chama, a partir de uma centelha do fogo da Pátria”, recorda.

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul perde Paixão Côrtes aos 91 anos

Publicidade

O apresentador do programa Alma Gaúcha, da Rádio Gazeta AM 1180, diz que Paixão era o maior ícone da cultura do Estado. “Será uma Semana Farroupilha de Luto, luto a Paixão Côrtes, um dos pais do tradicionalismo gaúcho.”

Para o coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luiz Clóvis Vieira, todo o Estado estará de luto. O legado de Paixão Cortes deve ser medido por toda a pesquisa dele realizada em cima dos usos e costumes do Rio Grande do Sul. “Nossa missão a partir de agora é garantir que este trabalho irá continuar, e que nós iremos honrar a luta de Paixão Côrtes até o último dos dias”, destaca.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.