A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, recebeu das mãos do coordenador da 5ª Região Tradicionalista (RT), Luiz Clóvis Vieira, na manhã da última terça-feira, 14, no Palacinho, brinquedos arrecadados na campanha Natal Gaúcho. Trata-se de uma iniciativa do 1º Piá da 5ª RT, Gabriel Kothe Bartz, de 11 anos, do CTG Lanceiros de Santa Cruz. Vieira enfatizou que a campanha é uma forma de estimular a solidariedade entre os jovens. A prefeita agradeceu o gesto dos tradicionalistas.
Dia do declamador
No dia 5 de agosto de 2019, o governador Eduardo Leite sancionou a lei para criação do Dia do Declamador(a) Gaúcho(a). A data escolhida, 15 de dezembro, é referente ao nascimento do uruguaianense Darcy Fagundes da Silva, profissional da comunicação que consagrou a declamação e a temática regional gaúcha no rádio e na televisão.
Publicidade
As prendas e peões do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG-RS) estão divulgando a campanha Dezembro Laranja, para prevenção do câncer de pele. Os tumores de maior incidência no Brasil são causados pelo excesso de exposição à radiação solar sem proteção, principalmente entre 10 e 16 horas. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expõe muito ao sol e quem tem histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença. Além disso, o bronzeamento artificial oferece alto risco de desenvolvimento de câncer de pele, pois emite altos níveis de UVA, a radiação ultravioleta.
Em 12 de dezembro de 2011, nos despedíamos de um dos maiores intérpretes do nativismo. Zé Cláudio faleceu aos 63 anos após seis meses internado para tratar de um enfisema pulmonar. Sua voz consagrou muitas canções.
No meu rancho
Publicidade
Em 2004, José Cláudio Machado gravou um DVD acústico no seu rancho, em Guaíba. O registro conta com temas como Milonga Abaixo de Mau Tempo e Lástima, de Mauro Moraes. O link para acesso é bit.ly/3q6u5zV.
Daniel Cavalheiro
O cantor de Santana do Livramento lançou a música No Fim da Cancha da Vida, com Adriano Posai. O perfil conta com os álbuns Memorial de Pampa e Fronteira e Artistas de Campo. Um single recente é Estância Antiga.
Publicidade
A final da 19ª edição do festival nativista Joãozinho da Ponte foi realizada no último dia 10, no PTG Novo Grito, em São Gabriel. O primeiro lugar ficou com a valsa Pra Linda Flor da Janela, composta por Douglas Custódio e Edvânio Vieira, com interpretação de Miguel Conrad Madri, considerado o melhor do festival. Ele ainda foi o melhor instrumentista no acordeon, por Ao Domador que se Foi. O chamamé Lamentos da Chuva foi segundo lugar, composto por Paulo Ricardo Costa e Giovanni Lemos, que interpretou o tema, considerado a melhor letra. No terceiro lugar, a canção Aos Olhos desses Poetas tem letra de Dilon Montardo e melodia de Diego Camargo. A interpretação foi de Helena Xarão Figueiredo, considerada a melhor entre as mulheres. O melhor arranjo instrumental foi de Tranqueando o Destino, de Everton Santos, premiado pela melhor indumentária, e Olegário Montano. O melhor tema campeiro e a música mais popular foram para Ao Domador que se Foi, composta por Thomas Marques, Silvério Motta e Ricardo Santos Rosa.
LEIA MAIS: Prêmio Açorianos de Música
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.