A proposta marista visa trabalhar o sujeito como um todo. Entende que quanto maior for a oferta de possibilidades, maior será o desenvolvimento de seus estudantes. Por esse motivo, tanto nas aulas regulares quanto nas atividades extras são oportunizadas vivências com qualidade e excelência.
“Minha trajetória no colégio iniciou como estudante. Depois fui treinador de basquete, professor e cheguei na gestão. Hoje, meu filho também estuda no São Luís. Eu participei de vários projetos, como Juventude Marista (Jumar), Grêmio Estudantil, Associação de Pais e Mestres (Apames), Movimento de Ex-Alunos, entre outros. Nosso colégio nos proporciona isso: vincular a educação e a evangelização em todos os espaços”, comenta Nei Morsch, diretor da escola desde 2011.
LEIA TAMBÉM: Colégio Marista São Luís chega a 120 anos com foco em inspirar vidas
Publicidade
O São Luís proporciona ao estudante ter mais espaço e tempo para aprendizagens, desenvolvendo habilidades dentro e fora da sala de aula. Atualmente, oferece 20 modalidades de atividades: esportivas, artísticas, culturais, tecnológicas e solidárias, que ampliam as possibilidades e contribuem para a formação integral de cidadãos.
“Nossa busca é contínua para fortalecer potencialidades e talentos. Nosso lema é educar bem para o bem”, frisa o diretor. Exemplo disso, a história se faz presente no colégio. Em 1967 foi fundado o conjunto musical “Os Canarinhos”, que alcançou sucesso por todo o Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Depois de dois anos, Colégio São Luis retorna a Semana Champagnat no Ginásio Luisão
Publicidade
Três discos foram gravados pelos estudantes que faziam parte do grupo – composto por 33 meninos cujas idades variavam entre 7 e 12 anos, e acompanhados pela banda de mais seis integrantes. Eles percorreram aproximadamente cem localidades gaúchas e realizarem show em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Brasília, Uruguai e Argentina, além de cantar para autoridades do País na época, incluindo o presidente da República, Emílio Médici.
“Temos muitas histórias guardadas aqui em nossa memória. São trajetórias de muitas pessoas que começaram suas jornadas profissionais por meio de muitas atividades propostas em nosso colégio. E nosso objetivo é continuar nessa caminhada para inspirar vidas”, finaliza Nei.
Iniciação Científica: Os estudantes são desafiados a pesquisar, a partir de um tema em uma das áreas do saber, um problema inovador que auxilie na construção dos conhecimentos, com a mediação dos professores orientadores das áreas ou das turmas. Os resultados são partilhados na Mostra de Iniciação Científica do Colégio e alguns trabalhos são selecionados para a Mostra Marista, que ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Colégio São Luís é premiado em festival de robôs
Parceria com a PUCRS: A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) também faz parte da Rede Marista, o que facilita a aproximação de estudantes, educadores e famílias nos espaços da universidade, bem como na formação.
Educação evangelizadora: Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos. No contexto marista, isso significa apresentar aos estudantes os valores do evangelho para que sejam capazes de julgar suas intenções, ações e atitudes, a fim de estabelecerem escolhas que transformem o mundo em um lugar cada vez melhor.
Publicidade
Currículo personalizado: O Marista São Luís oferece gratuitamente aulas de reforço e as oficinas de aprendizagem para os estudantes que desejam ir além nos conhecimentos de determinada área ou componente, com espaços de ampliação das aprendizagens. No Ensino Médio, possibilita ao alunos cursar Itinerários Formativos nas áreas de conhecimento, como educação financeira, cultura digital, ciência da saúde e da vida e contextos e movimentos do século 21, além de disciplinas optativas.
LEIA TAMBÉM: Treinão de basquete dá oportunidade de desenvolvimento a jovens atletas
Educação para a cidade global: A novidade para 2023 é a criação do Núcleo de Internacionalização. Tem como objetivo potencializar a educação para a cidadania global por meio de diversas atividades, como as vivências bilíngues.
Na Educação Infantil, a carga horária de inglês passará de uma hora semanal para três. Do 1º ano ao 3º ano, de uma hora semanal para quatro horas. Já do 4º ao 5º ano, de duas para quatro horas. Além disso, as vivências que ocorrem no Parque Marista São Luís contarão com atividades focadas na língua inglesa. Um projeto em parceria com a casa Thomas Jefferson, Instituição Binacional, reconhecida pela embaixada norte-americana, com mais de 60 anos de atuação no ensino de idiomas.
Para este ano, outra parceria firmada foi com o Lexis – Centro de Idiomas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Por meio dele foram criados cursos especialmente para o Ensino Médio Marista. Eles são semestrais, com opção de vários idiomas, que o estudante escolhe de acordo com seu Projeto de Vida.
Publicidade
Protagonismo de pais e filhos: O Colégio São Luís é constituído por sujeitos, que constroem a educação marista. Os alunos podem desenvolver o seu protagonismo participando de grupos como Representante de Turma, Cidade Marista, Grêmio Estudantil, Pastoral Juvenil, Escoteiros. Os pais podem participar da Associação de Pais e Mestres (Apames), promovendo ações que visam ao crescimento dos estudantes e a formação de vínculos duradouros entre as famílias, em momentos de formação, confraternização e celebração.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.