Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PARA CONFERIR

Tradição do Terno de Reis ainda está viva na região

Foto: Bruno Pedry

Em Santa Cruz do Sul, grupo do CTG Lanceiros mantém viva a tradição do Terno de Reis. Começo foi na fundação, em 1961

Diz que a casa que recebe a visita de um Terno de Reis terá um ano abençoado. Com pandeiros, violão, gaita, triângulo e reco-reco, e vestindo a indumentária gaúcha, um grupo do CTG Lanceiros de Santa Cruz busca manter essa tradição de mais de meio século. Visitando 15 casas por noite, encanta moradores de diversos bairros da cidade. “Isso está na nossa história desde 1961, quando o Lanceiros foi fundado. Ainda tínhamos integrantes que participaram das visitas, como a minha mãe, de 92 anos, dona Conceição”, diz Leila Figueiredo, que canta no grupo e coordena a atividade há dez anos.

As visitas pela cidade começaram no dia 26 de dezembro e se estendem até segunda-feira, dia 6. “Além dos amigos e sócios, muitas pessoas que sabem que organizamos o Terno de Reis nos ligam e pedem para irmos. Perguntam quanto cobramos e ressaltamos que é sem custo, deixando a pessoa à vontade para contribuir com o que quiser”, explica Leila. “Às vezes ganhamos em valores, às vezes em comes e bebes. Em cada casa é uma surpresa.” O valor arrecadado, segundo a coordenadora, é usado em benfeitorias na estrutura do CTG Lanceiros.

Mas não é só em Santa Cruz do Sul que a tradição se perpetua. Em Venâncio Aires, as apresentações de nove grupos no 25º Festival de Ternos de Reis acontecem na próxima segunda-feira, às 20h30, na Travessa São Sebastião Mártir. A sequência de exibição dos grupos será de acordo com a ordem das inscrições. Cada terno poderá tocar a música de Reis seguida de mais uma canção de livre escolha. O terno que não estiver completo será o último a se apresentar. Cada cantor poderá participar apenas em um terno e receberá um troféu pela presença no evento.

Publicidade

Grupos se reúnem no sábado e no domingo
O 16º Encontro de Terno de Reis de Passo do Sobrado está agendado para este sábado, 4, na Praça da Emancipação, a partir das 19h30. Um violão será sorteado entre os participantes. Cada grupo recebe um DVD com as apresentações. Como as inscrições ficam abertas até minutos antes, a organização estima a participação de 12 a 15 grupos. Durante o evento, será realizado o sorteio da promoção de fim de ano da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços. Em caso de chuva, a programação será transferida para o Ginásio Ernani Weber. O terno Os Mensageiros esteve na casa geriátrica Santa Vitória no Natal para alegrar os moradores.

Já em Mato Leitão, o 25º Encontro Municipal de Terno de Reis está marcado para domingo, no encerramento da programação Natal das Orquídeas. As 11 apresentações, com início às 19h30, serão realizadas no palco em frente à Igreja Matriz Santa Inês. No intervalo, haverá sorteios de prêmios das campanhas de valorização do comércio Sua Nota Vale Prêmios e Natal Premiado, da Associação Comercial e Industrial (ACI).

O Grupo dos Reis de Pantano Grande se apresenta entre os dias 24 de dezembro a 6 de janeiro há mais de 20 anos. O foco é a coleta de alimentos. Até o encerramento, a intenção é reunir 60 sacolas para doação. Os versos tradicionais dos cânticos são entoados por 20 integrantes. O grupo conta com uma página no Facebook, para divulgação dos horários e locais. “Percorremos as casas, em diversos bairros, e recolhemos alimentos para doação. Estamos otimistas e esperamos superar a marca de 60 sacolas para doar aos mais necessitados”, diz o coordenador Fernando Morinelli, integrante há 15 anos.

Publicidade

LEIA MAIS: Terno de Reis do Lanceiros emociona em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.