Importante evento do calendário festivo da Igreja Católica, Corpus Christi – nome originário do latim – celebra um dos pilares do catolicismo, o sacramento da Eucaristia. Segundo o pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, padre Gelso Bernardy, “este é um dia muito especial na vida da comunidade cristã de toda a Igreja, no Brasil e no mundo, onde no centro desta celebração está o próprio Cristo. Esta solenidade, festa popular, tem um cunho especial. É o encontro das comunidades, a celebração da vida, a Eucaristia celebrada na Santa Missa, quando o pão e vinho são consagrados e distribuídos. Ele se faz alimento para fortalecer a fé de todos nós”, salienta.
A Eucaristia, conforme o padre, também tem o sentido de partilha, de doação, de mútua ajuda, fraternidade e solidariedade. “É uma festa bonita, depois de dois anos em que não havíamos feito o enfeite dos tapetes pela Avenida João Antônio, foi tudo muito restrito devido a pandemia de Covid-19. Agora retornamos e o povo volta com alegria, fé, entusiasmo”, reforça.
O Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira. Em 2022, sua data foi ontem, 16 de junho. Além da Eucaristia, a produção de tapetes com representações religiosas está entre as tradições que integram a celebração.
Publicidade
Em Sobradinho, os fiéis, em grande maioria também representantes de entidades, comunidades e movimentos sociais, passaram a manhã desta quinta-feira decorando a serragem pela Avenida. Além de símbolos representativos da fé cristã, alguns trechos dos tapetes foram decorados com alimentos e agasalhos, os quais serão doados.
Entre as pessoas engajadas nesta manhã, estava a coordenadora do Núcleo de Catequese de Sobradinho, Isabel de Souza. O trecho do tapete reservado à Catequese estava sendo decorado com símbolos de passagem bíblica, agasalhos e alimentos. Para ela este momento é especial e teve grande participação dos alunos. “A primeira pessoa a fazer uma campanha mundialmente foi Jesus Cristo, quando dizia ‘Estava nu e me agasalhaste; Estava com fome e me deste de comer; Estava preso e foi me visitar; Era estrangeiro e me acolheste’, e foi em uma passagem bíblica como essa, durante a Catequese com as crianças, que tivemos a ideia de fazer o tapete deste ano desta forma. Foi muito lindo ver a participação das crianças trazendo agasalhos e alimentos para doar ”, salienta.
A procissão foi realizada durante à tarde, reunindo grande público que acompanhou o deslocamento do entorno da Praça 3 de Dezembro em direção à Igreja Matriz. “Somente neste dia se sai da Igreja com o Santíssimo Sacramento e se faz a procissão sobre o tapete, os enfeites, e se dá a bênção à cidade, as empresas, às famílias, comunidades. Um sentido muito bonito”, reforça o padre Gelso Bernardy.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.