Categories: Regional

Trabalho já começou para instalar escola na estrutura do Santuário

Eram 9 horas de sexta-feira quando representantes das Irmãs de Maria de Schoenstatt e do Conselho Diocesano chegaram à Prefeitura de Santa Cruz do Sul para um momento histórico. Em uma caixa cuidadosamente enfeitada, levaram as chaves das estruturas do Santuário de Schoenstatt para entregar à prefeita Helena Hermany. A área com quase três hectares e benfeitorias, na margem da BR-471, passa ao setor público para sediar uma escola de Educação Infantil, após polêmica sobre o procedimento para sua aquisição.

“Tenho certeza que a comunidade ficará muito feliz com o projeto que vocês estão desenvolvendo para o novo espaço”, disse Helena. O local e as definições das acomodações estão em negociação e devem ser divulgados pelas religiosas assim que tudo estiver encaminhado. “Vamos com cautela, passo a passo, para não gerar falsas expectativas. Quando for definido, iremos tornar público”, ressalta a irmã Rosequiel Lopes Fávero, da assessoria de comunicação do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

LEIA MAIS: Irmãs de Maria entregam as chaves do prédio do Santuário de Schoenstatt nesta sexta

Publicidade

Rosequiel frisa o contentamento com a forma como será ocupado o espaço. “Desde o início, nosso interesse é que virasse área com ações importantes, como lar de idosos ou escola, como de fato será.” A justificativa para direcionar à educação, conta Helena, é que há muitas crianças vizinhas que precisam atravessar a rodovia para ir à escola. Com a estrutura, cerca de 120 delas entre zero e 5 anos terão maior segurança. “Há muitas crianças no Loteamento Mãe de Deus que poderão estudar ali. Inclusive, esse será o nome da escola”, antecipa.

A expectativa será logo atendida, de acordo com o secretário de Educação, João Miguel Wenzel. A equipe de engenharia entrará no prédio na próxima semana para verificar as adequações necessárias para transformar em instituição de ensino. Acredita que tudo deve estar pronto para o início das aulas no próximo ano letivo.
O presidente do Conselho Diocesano, Luís Marcelo Ferro Zago, que acompanhou as irmãs Rosequiel, Ângela Zan e Ana Paula Engelmann, enfatiza que o órgão sempre foi parceiro das religiosas. “Sempre apoiamos a ação das irmãs e entendemos que o espaço será muito bem aproveitado.”

LEIA MAIS: Santuário de Schoenstatt vai mudar de endereço após mais de quatro décadas

Publicidade

Melhorias
Uma área de quase três hectares com muita vegetação, pequena capela, garagem, imponente prédio, salão e área onde funcionava o administrativo. Essa é a estrutura adquirida pelo Município, com anuência da Câmara de Vereadores, por R$ 1,8 milhão, em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Em vista da origem da verba, o espaço só pode ter como finalidade ações voltadas ao ensino, perdendo a característica de centro religioso. A intenção, adianta o secretário João Miguel Wenzel, é fazer todas as adptações para que as aulas já comecem no início do ano letivo, possibilitando que sejam atendidas 120 crianças.

Com recursos próprios, a Administração deve fazer os ajustes, como derrubar paredes para ampliar salas que antes tinham outros fins. Um fato considerado positivo é a existência do sistema de para-raios e de captação de energia e aquecimento solar. “Essa parte que deve integrar o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) já está organizada e pronta”, afirma Wenzel. O restante deverá ser modernizado para que sejam atendidas as exigências legais para a instituição da escola. Dentro do prédio, ficaram apenas alguns móveis da cozinha, que são fixos.

Publicidade

Nessa sexta-feira, a equipe da Prefeitura já trabalhava no local, aparando grama e organizando a vegetação. Quando começarem as obras, para evitar qualquer inconveniente, adianta o secretário, o espaço ficará fechado, não sendo possibilitado o acesso ao público. Depois, uma licitação para escolas conveniadas será feita para a definição de quem deve assumir a parte educacional. “O Município pagará a escola vencedora de acordo com o número de alunos matriculados”, conta Wenzel.

Há expectativa de que, com o tempo, possa ser construído prédio para a utilização de alunos do Ensino Fundamental. “Não temos, legalmente, como manter no mesmo prédio, mas há espaço para que seja feito investimento para os alunos maiores. Por enquanto, as crianças de zero a 3 anos utilizarão o espaço térreo, e os maiores, entre 4 e 5 anos, o segundo piso”, explica o secretário.

O Santuário, que vai virar a Escola de Educação Infantil Mãe de Deus, teve sua primeira missa celebrada em 22 de julho de 1977, com a solenidade oficial de inauguração e primeira romaria em 11 de dezembro do mesmo ano. Desde então, teve sua estrutura física ampliada e a instalação de equipamentos de segurança, como o cercado, em concreto, que o isola.

Publicidade

LEIA MAIS: Com presença da Guarda Municipal, Santuário de Schoenstatt volta a receber visitantes

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.