O trabalho de conclusão de curso de uma aluna de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) ultrapassa o mundo acadêmico. Além de ter sido aprovada na banca no segundo semestre deste ano, a concluinte Alessandra Andressa Schuh, de 27 anos, teve o TCC incorporado na rotina do Hospital Santa Cruz do Sul (HSC).
No formato de Procedimento Operacional Padrão (POP), as práticas já foram validadas pela instituição de saúde e adotadas no pré-operatório de todas as cirurgias. Através da diretriz de atendimento, o objetivo é que a higienização bucal seja feita em todos os pacientes que serão operados.
“O principal objetivo é reduzir os microorganismos presentes na cavidade oral, evitando sua aspiração pulmonar e diminuindo a incidência de pneumonias associadas à ventilação mecânica, que é uma das principais complicações que os pacientes entubados têm risco de desenvolver no pós-operatório”, esclarece.
Publicidade
A orientadora do trabalho, professora Suziane Raupp, ressalta que esse tipo de pneumonia está diretamente relacionada com os microorganismos presentes na boca. “A implantação desse protocolo de atendimento visa reduzir complicações pós-operatórias, o tempo de internação e os custos hospitalares”, esclarece a dentista.
O médico infectologista Marcelo Carneiro é coorientador do projeto, que foi abraçado pela Comissão de Controle de Infecção do Hospital Santa Cruz. “A proposta inicial era apenas aplicar o protocolo em cirurgias cardíacas, mas por uma necessidade interna estendemos para todas as cirurgias”, esclarece.
O especialista reforça que a limpeza da boca para combater bactérias já era usada no pós-cirúrgico há mais de dez anos, mas a partir do trabalho acadêmico foi incorporada também no pré-cirúrgico. “É um método eficaz e seguro que já está em prática e reduz a chance de mortalidade por pneumonia associada à ventilação mecânica.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz realiza cirurgia cardiovascular inédita na região
Sobre a técnica
O trabalho de conclusão de curso Higiene Bucal no Pré-Operatório em Cirurgias Cardíacas: Proposta de Protocolo, da acadêmica de odontologia da Unisc, Alessandra Andressa Schuh, foi incorporado e ampliado na rotina do Hospital Santa Cruz (HSC). Atualmente, a diretriz de atendimento é realizada em três momentos no pré-operatório de todas as cirurgias na instituição.
Publicidade
A técnica consiste no controle químico da placa bacteriana com um agente muito usado na odontologia, a Clorexidina 0,12%. Os pacientes que têm condições, realizam o enxague bucal, enquanto os demais são atendidos pelo corpo técnico.
No mês passado, a própria autora do trabalho realizou treinamentos com equipes do hospital, explicando o passo a passo do protocolo e sua importância no âmbito da saúde. Uma das apoiadoras e incentivadoras da novidade é Eliane Krummenauer, da Comissão de Controle de Infecção do HSC.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz realiza transplante de córnea em criança
Publicidade
This website uses cookies.