ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Trabalhadores de duas empresas de tabaco aprovam reajuste salarial

Por meio de assembleias eletrônicas, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região, Novo Stifa, concluiu a votação das propostas negociadas com a BAT Brasil e JTI. Na primeira empresa, o índice de aprovação na assembleia foi de 86,9%. Com relação à JTI, 67,4% dos trabalhadores que participaram do certame virtual aprovaram a proposta. O repasse do valor, que contemplou 100% da inflação acumulada, mais o ganho real de 0,5% já será repassado à folha do mês de novembro.

Para o Presidente do Novo Stifa, Gualter Baptista Júnior, o reajuste final de 4,64% – referente a 4,14% pela reposição da inflação e 0,5% de ganho real – pode ser considerado uma conquista satisfatória. “Não existe obrigação da empresa em repassar nenhum percentual de reajuste para seus funcionários. Todos os benefícios conquistados são fruto de negociações conduzidas pelo Novo Stifa. Conquistamos este benefício por meio de uma negociação séria, de alta performance, na qual o respeito entre as partes é sempre um fator decisivo”, avalia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Trabalhadores da indústria do tabaco vão ter aumento a partir deste mês

Publicidade

Além do reajuste salarial, os trabalhadores acumularam a correção de outros benefícios. As revisões no auxílio-alimentação em ambas as empresas ficaram na casa dos 17%; já o reajuste do auxílio-creche variou entre 11 e 38%, dependendo da empresa e da condição de filhos. “É importante destacar também que o Sindicato negociou vários benefícios dentro da cesta de rendimentos dos trabalhadores destas duas indústrias, com ganhos reais e acima da própria inflação e metas fiscais do governo.”

Rapidez e confiança

Pelo segundo ano o Novo Stifa realizou a assembleia na empresa BAT Brasil por meio da votação eletrônica. Já na JTI este foi o primeiro ano. De maneira pioneira na região, o Sindicato levou para o ambiente digital a possibilidade de o trabalhador expressar sua vontade nas assembleias de reajuste. “Faz parte do nosso DNA ser moderno e investir em iniciativas que tornem o trabalho do Sindicato mais eficiente e dinâmico, em prol do benefício ao trabalhador. Entendemos que este é o caminho de futuro”, considera o Presidente do Novo Stifa, Gualter Baptista Júnior.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta