Santa Cruz do Sul

Trabalhadores das indústrias do tabaco e alimentação iniciam processo de negociação

Os trabalhadores das indústrias do tabaco e alimentação já estão participando das reuniões iniciais para a construção da pauta de reivindicações para a negociação 2023/24. O processo é conduzido pela direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) e é o primeiro passo para os reajustes anuais nas datas-bases de novembro, dezembro e janeiro de 2024.

Conforme o presidente do Novo Stifa, Gualter Baptista Júnior, a intenção é concluir, até a próxima semana, a primeira etapa, formada pela visita aos trabalhadores em todas as empresas. “Iniciamos este processo para ouvir o que os trabalhadores esperam e coletar as informações iniciais para começar o processo de negociação. Toda a negociação inicia primeiro com a fala dos trabalhadores”, explica.

LEIA TAMBÉM: Stifa dá início à modernização de prédio e consultórios da entidade

Publicidade

A próxima parte já será com as empresas, para o primeiro encontro do processo de construção da negociação. “Depois desta segunda fase vencida surgem as primeiras propostas que após a rodada de negociação entre Sindicato e empresas vai para a aprovação ou não nas assembleias com os trabalhadores. É importante destacar que, desde o ano passado, o Novo Stifa inovou, tornando esta votação virtual. Cabe às empresas decidirem a adoção ou não desta forma, que torna todo o processo mais eficiente e cômodo ao trabalhador, em substituição ao processo de votação manual dentro da empresa”, pontua o presidente.

LEIA TAMBÉM: Indústria do tabaco teve sobra de vagas em 2023; entenda

As primeiras datas-bases de reajuste são em novembro, para os trabalhadores da JTI, BAT, Excelsior Alimentos e Indústria de Alimentação. Em dezembro é a vez dos trabalhadores da Premium, ATC, Universal Leaf Tabacos e UTC. Em janeiro de 2024 é a data-base dos trabalhadores da Philip Morris Brasil e das empresas de Refeições Coletivas.

Publicidade

“Com a nossa visão sindical e o modelo de negociação de alta performance, baseado no diálogo e na valorização do trabalhador, o Novo Stifa imprime um momento ímpar no sindicalismo regional, conquistando avanços e benefícios para as categorias do tabaco e alimentação”, complementa Gualter Baptista Júnior.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.