Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GANHO

Trabalhadores da indústria do tabaco vão ter aumento a partir deste mês

Foto: Nascimento MKT/Divulgação

Negociações já foram concluídas com as fumageiras BAT Brasil e JTI, cuja data-base de reajuste salarial é o mês de novembro

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Novo Stifa) finalizou as negociações com as empresas BAT Brasil e JTI, cuja data-base de reajuste é novembro. Na proposta, que será levada aos trabalhadores durante esta semana, o sindicato obteve 100% do repasse da inflação acumulada durante os últimos 12 meses – segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) – e mais 0,5% a título de ganho real, além de outros benefícios da pauta de reivindicações negociada.

LEIA TAMBÉM: COP-10 é adiada para o ano que vem; entenda

De acordo com o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, o processo foi conduzido de forma madura, com negociações de alta performance junto às lideranças das empresas. “Todo o processo foi respeitoso e pautado em muito diálogo. Atribuímos a isso, também, os avanços na pauta de reivindicações, além da correção integral das perdas com a inflação nos últimos 12 meses e o ganho real obtido, depois de muita luta”, avalia o dirigente.

Publicidade

Baptista Júnior destaca ainda que Stifa conquistou um aumento real de meio ponto percentual sobre os rendimentos dos trabalhadores, avanço considerado positivo diante do cenário econômico atual. “Acreditamos que, com todos os benefícios, mais a reposição da inflação e o acréscimo de 0,5%, concluímos a negociação de forma satisfatória. O próximo passo é apresentar os benefícios conquistados aos trabalhadores das empresas BAT Brasil e a JTI, cujas assembleias, neste ano, ocorrerão de forma eletrônica. É uma novidade implantada pelo sindicato no ano passado e que deverá ser feita em todas as empresas”, explica.

LEIA TAMBÉM: Alliance One inaugura unidade de industrialização de sementes

Segundo o presidente, as indústrias entenderam que a inovação introduzida pelo Stifa traz muitos benefícios ao processo de votação, em especial o envolvimento maior dos trabalhadores na decisão, além da comodidade. “Aprovadas as propostas, os reajustes passam a valer sobre os salários a partir do dia 1º de novembro. A agilidade na negociação, no que se refere ao contato com as empresas, mostra que todo o processo foi conduzido no mais alto nível, dentro da proposta do Stifa”, ressalta o presidente.

Publicidade

Negociações em andamento

Além dos trabalhadores que têm data-base de reajuste em novembro, o Novo Stifa iniciou negociações com as empresas Universal Leaf, ATC, UTC e Premium, que têm a data-base de reajuste estipulada para de dezembro. As tratativas com a data-base de dezembro ocorreram na última terça-feira. “Realizamos uma agenda positiva na última semana para garantir que os trabalhadores pudessem ser beneficiados com reajustes semelhantes e outras conquistas em benefícios, que são diferentes em cada uma das empresas”, avalia o presidente do sindicato, Gualter Baptista Júnior.

Baptista Júnior está otimista com as tratativas já concluídas e em andamento | Foto: Nascimento MKT

A última indústria no segmento do tabaco a participar da negociação será a Philip Morris Brasil. A reunião está prevista para 29 de novembro, já que a data-base de reajuste desses funcionários é janeiro. “Com isso, concluímos a fase de negociação de todos os trabalhadores da categoria, restando apenas a realização das assembleias nas indústrias”, complementa Baptista Júnior.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.