Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Trabalhadores aprovam oferta da BAT para a safra

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) concluiu, na manhã de sexta-feira, a assembleia com os empregados da BAT Brasil (antiga Souza Cruz) no processo de negociação coletiva para 2023. Com 89% de aprovação, a categoria acolheu a proposta de um reajuste de 6,46%, que representa 100% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no período.

LEIA TAMBÉM: Negociação com empresas deixa sindicato apreensivo

O processo foi totalmente digital, uma inovação nas assembleias sindicais. Conforme o presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior, o trabalho teve início na última quinta-feira. “Nosso projeto de votação eletrônica é pioneiro na região. Contempla o cumprimento de todas as normativas e requisitos de segurança técnica por meio da contratação da empresa Tafner, que é capacitada, conceituada e com expertise em votação eletrônica”, diz.

Publicidade

Com a inovação, o Stifa contabilizou o resultado de 88,94% dos participantes favoráveis à proposta, contra 11,06% de votos contrários. “O reajuste salarial dos trabalhadores e piso salarial contemplou em 100% INPC apurado no período, resultando em uma correção de 6,46%. Além disso, conquistaram-se outras melhorias para os trabalhadores (veja acima). Toda essa mobilização com a BAT deverá influenciar na conclusão das demais negociações coletivas”, ressalta o presidente.

LEIA TAMBÉM: Exportação de tabaco registra alta de 109% no trimestre

A proposta

  • Reajuste salarial dos trabalhadores e piso salarial em 100% INPC apurado no período (6,46%).
  • Vale-alimentação: reajuste de 12%.
  • Vale-refeição: reajuste de 15%.
  • Auxílio oftalmológico: reajuste de 9%.
  • Auxílio-creche: reajuste de 12,5%.
  • Antecipação da participação nos resultados: concedido 20% a mais.
  • Complementação salarial por seis meses para quem já está aposentado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Votação deverá seguir em toda Região Sul

A votação eletrônica deverá ser seguida por sindicatos em Santa Catarina e Paraná, filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Afins (Fentifumo). Gualter Baptista Júnior, que também preside a Fentifumo, frisa que a ação marca uma nova era nas negociações entre empregados e empresas. A assembleia com funcionários da BAT Brasil foi realizada também – no método convencional, com votação presencial – por outros três sindicatos, finalizando o processo de negociação entre a categoria e essa indústria.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Atividade no setor de tabaco aumenta 21,2% no ano

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo do Alto Vale Itajaí (Sintifavi) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo da Região Sul de Santa Catarina (Sitifursc), ambos de Santa Catarina; e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústria do Fumo de Rio Negro (Sitifumo), do Paraná, concluíram as suas assembleias, seguindo a negociação iniciada por Santa Cruz do Sul.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.