Uma das atrações da 38ª Oktoberfest é o 18º Torneio Internacional de Eisstocksport, realizado pela Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport (FGDE) e Centro Cultural 25 de Julho, com o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O torneio, que começou nessa sexta-feira, 13, e vai até domingo, 15, marca os 20 anos do esporte no Brasil, movimento iniciado justamente na Festa da Alegria em 2003.
A competição conta com a presença do anfitrião Centro Cultural 25 de Julho, da equipe do Alt Pikade, de Linha Santa Cruz, do Centro de Cultura Alemã de Laejado e ainda com a delegação argentina do Hurlingham Schule, da Região Metropolitana de Buenos Aires.
» Clique aqui e participe de um grupo exclusivo sobre a Oktoberfest 🇩🇪
Publicidade
Para o presidente da FGDE, Sérgio Böhm, é uma satisfação acolher os representantes da Argentina pela segunda vez. “Ficamos muito felizes em recebê-los em um grande momento de confraternização que envolve a cultura germânica. É um evento marcante no calendário do esporte”, destaca. Segundo Böhm, os jogadores do Paraguai tiveram um imprevisto e não puderam comparecer neste ano.
Programação:
Sábado, 14
- 9 horas às 12 horas – Equipes Femininas – primeira rodada
- 13 horas às 18 horas – Equipes Masculinas – primeira rodada
- 18 horas às 20 horas – Finais Individual Feminino
- 20 horas às 22 horas – Finais Individual Masculino
- 22 horas – Premiação
Domingo, 15
- 10h30 – Participação no Desfile da Oktoberfest
- 12 horas às 13 horas – Almoço
- 13 horas às 15h30 – Equipes Femininas Returno
- 15h30 às 19 horas – Equipes Masculinas Returno
- 20 horas – Finais equipes masculinas e femininas
- 21h30 – Premiação e encerramento
Argentinos enfatizam hospitalidade
O quarteto formado por Willy Andreas Sarvold, Christian Kemmling, Ricardo Guillermo Lago e Arvid Pizzio se deslocou dos arredores de Buenos Aires para a disputa do torneio pela segunda vez. A estreia havia sido em 2019, antes da pandemia. Eles fazem parte da Asociación Deportiva y Cultural Argentino Alemana, promotora da cultura germânica no país vizinho.
Em fevereiro de 2020, os argentinos chegaram a ir para Regen, da Alemanha, na 13ª edição do Mundial de Stocksport. Contudo, enfrentaram o início da pandemia e ficaram impedidos de retornar imediatamente à Argentina. As atividades da associação voltaram ao normal somente no ano passado.
“Enfrentamos os efeitos da pandemia, como todo o planeta, mas estamos novamente com as atividades de costume desde o ano passado. Estamos felizes por estar no Brasil e por celebrar a Oktoberfest com os amigos de Santa Cruz do Sul. É motivo de muita alegria para nós”, explica Lago.
Publicidade