Na 35ª Oktoberfest, será possível ouvir mais do que o português e alemão (é claro). Com equipes vindas do Paraguai e Argentina, para participarem da 16ª edição do Torneio Internacional de Stocksport, também haverá Espanhol e Castelhano entre as bandinhas e sotaques. As equipes entram em pista a partir deste sábado, 12, quando serão realizadas as disputas da modalidade de grupo.
“A grande maioria das equipes é aqui do Brasil, mas para a nossa alegria, contamos também com a participação de duas equipes vindas do Paraguai e uma equipe vinda da Argentina. Para nós, é uma grande alegria”, disse o presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport (FGDE), Sergio Böhm, em entrevista à Rádio Gazeta.
LEIA MAIS: Torneio da Federação Gaúcha de Eisstocksport inicia nesta sexta
Publicidade
Ele ressaltou que esta sexta-feira, 11, será exclusiva da modalidade individual, tanto masculina quanto feminina. Já neste sábado, com a participação das equipes, as quatro pistas do Centro Cultural 25 de Julho, dentro do Parque da Oktoberfest, ficarão ainda mais movimentadas. “Temos um número recorde de equipes este ano, com 14 masculinas e 8 femininas.”
Há participantes de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Pareci Velho e São Sebastião do Caí, além dos paraguaios e argentinos. Na tarde do próximo domingo, 13, serão disputadas as finais. “Mais de cem atletas estarão disputando e convivendo, em uma grande confraternização”, destacou o presidente. Todas as partidas são abertas ao público e o acesso às pistas é realizado pela parte interna do Parque.
LEIA MAIS: CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA 35ª OKTOBERFEST
Publicidade
Hermanos do Stocksport
O torneio conta com a participação de duas equipes estrangeiras, uma de Assunção, no Paraguai. A outra, de Buenos Aires, na Argentina é formada por quatro descendentes de alemães muito animados com a participação na Festa da Alegria.
A equipe argentina chegou a Santa Cruz do Sul na última terça-feira, a convite do Centro Cultural 25 de Julho para participar do torneio. O grupo compete nesta sexta-feira, sábado até domingo, quando termina a competição.
Os quatro atletas, Ricardo Guillermo Lago, de 60 anos, Christian Kemmling, de 46 anos, Peter Manger, de 65 anos, e Willy Sarvold, também de 65 anos fazem parte da Asociación Deportiva y Cultural Argentino Alemana. Através da associação que reúne descentes germânicos na Argentina, o grupo conheceu o esporte que pratica há cerca de um ano.
Publicidade
Os visitantes ficam na cidade até a próxima segunda-feira, quando retornam ao país natal. Por aqui, se viraram muito bem, já que falam alemão fluente e se entendem muito bem com os moradores de Santa Cruz que também falam o idioma. Da cidade eles destacam a bela vista do Parque da Cruz, a Catedral São João Batista e as decorações temáticas da festa que tomam conta do Centro, além da limpeza e organização.