Regional

Torneio de bodoque vira atração em Venâncio Aires; veja quem ganhou

A localidade de Linha Arroio Grande, no interior de Venâncio Aires, recebeu grande movimentação na tarde desse domingo, 26, durante a realização do 1º Torneio de Bodoque. A disputa foi no campo do Palmeiras e reuniu mais de uma centena de competidores, oriundos de 15 municípios do Rio Grande do Sul. Eles buscavam uma premiação de R$ 1,5 mil para o vencedor da categoria Ouro e R$ 500,00 para o campeão da categoria Prata.

LEIA MAIS: Pontaria é posta à prova em Venâncio Aires

As provas de um contra um consistiam em acertar os alvos feitos com pratos descartáveis a uma distância de 18 metros. Após quatro tentativas, quem tivesse mais acertos era declarado vencedor. A primeira fase serviu para definir os participantes de cada categoria e, na sequência, as disputas seguiam por eliminação. Os bodoques deveriam ser feitos de madeira em modelo tradicional, sem nenhum tipo de acessório que pudesse facilitar o manuseio ou a mira. O campeão da Ouro foi Joel Moraes dos Santos, enquanto a Prata ficou com Luiz Cláudio Lindner Alves.

Publicidade

A iniciativa partiu do influenciador digital Rogério Vogt, o Alemonzito, famoso nas redes sociais por produzir conteúdos humorísticos relativos ao cotidiano na zona rural. “O bodoque é uma coisa que fez parte da infância de muitos meninos e meninas, cada um fazia o seu e todos brincavam. Daí surgiu a ideia de trazer isso de volta em forma de competição”, revela. Para ele, é necessário diversificar os eventos no interior para atrair o público e oferecer novas formas de entretenimento. Segundo ele, o sucesso foi muito maior do que o esperado e a lotação surpreendeu.

LEIA TAMBÉM: Com o calor do Arnão, Brasil vence os Estados Unidos e garante vaga no Mundial

“É mágico ver crianças e idosos se divertindo com o mesmo brinquedo, o sorriso está presente em todos, seja homem, mulher, jovem ou idoso”, acrescentou. Um deles era Talito Vogt, de 69 anos. Para ele, resgatar a infância foi um momento especial, ainda que a pontaria já não seja mais a mesma de antigamente. “Na primeira disputa acertei só uma e na segunda já foram duas, aos poucos vou tirando a ferrugem”, brinca.

Publicidade

Freitag: torneio preserva tradições e ainda promove a integração entre participantes | Foto: Albus Produtora

Também participante, Wanderley Freitag, conhecido como Cidadão, disse que eventos como esse são fundamentais para trazer às novas gerações as práticas dos antigos. “Hoje a gurizada nem sabe mais o que é isso, crescem dentro do quarto com computador e videogame.” Comemorou ainda a grande participação da comunidade, que lotou o campo do Palmeiras para assistir ao torneio. “Precisamos incentivar os jovens para essas diversões ao ar livre, são tradições do interior que não podem se perder.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.