A reunião realizada em Santa Cruz do Sul pelo gabinete de crise do Governo do Estado no final da tarde desta sexta-feira, 3, chegou a uma conclusão animadora: a princípio, todas as pessoas foram resgatadas. A informação foi revelada durante encontro de lideranças da região na sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP). Quase 2,5 mil pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Durante a conversa, foi levantada a informação de que, em áreas que estão isoladas, as pessoas estão em segurança e monitoradas quanto ao abastecimento de água e alimentos. A reunião também tratou do abastecimento de municípios e comunidades isoladas, o abastecimento de combustível para localidades que estão ficando sem e o abastecimento de hospitais e unidades de saúde. O foco dos resgates é, no momento, em Venâncio Aires e no Vale do Taquari. Os trabalhos contam com o reforço de três helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB).
LEIA TAMBÉM: Ponte sobre o Rio Jacuí na BR-471 será fechada nesta sexta-feira
Publicidade
O encontro concluiu que o Vale do Rio Pardo já chegou à segunda fase da emergência, que é o restabelecimento dos serviços essenciais e ajuda humanitária para os desalojados e desabrigados. Na próxima semana, iniciará o trabalho de levantamento dos abrigos, que verificará questões de infraestrutura e segurança. Também será feita a contagem dos abrigados e verificarão as principais necessidades.
Mobilização dos órgãos
Na reunião, também foi revelado que 150 policiais militares estão trabalhando no combate aos efeitos das cheias na região. Um dos focos é no policiamento ostensivo em Sinimbu, para evitar saques e o chamado “turismo de tragédia”. No momento, apenas moradores e equipes de resgate estão autorizados a entrar no município.
LEIA TAMBÉM: Após atingir recorde histórico, nível do Rio Taquari começa a baixar
Publicidade
Já o Corpo de Bombeiros Militar, atuando com 16 equipes de salvamento, conseguiu, até o momento, resgatar 2.486 pessoas. O pedido é que, para quem ainda precisar de socorro, entre em contato e, se possível, informe o nome da localidade e as coordenadas do Google Maps.
Escolas e hospitais
Outra informação divulgada é relativa ao impacto nas instituições de ensino da região: ao todo, 50 escolas foram danificadas. Quatro delas tiveram danos mais graves, sendo elas a EEEF Nossa Senhora da Esperança e a EEEM Goiás, em Santa Cruz do Sul; a EEEM Biágio Soares Tarantino (Polivalente), em Rio Pardo; e a EEEM Mariante, em Venâncio Aires.
LEIA TAMBÉM: “Cadê o Exército Brasileiro?”, apela prefeito de Venâncio Aires
Publicidade
Já em relação aos hospitais, as instituições de Candelária, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz estão em funcionamento. Já o hospital de Sinimbu teve reposição de insumos e está sendo limpo pelos bombeiros nesta sexta-feira, 3. Os pacientes que necessitam de hemodiálise estão sendo resgatados de helicópteros e trazidos para Santa Cruz.
Rodovias
O acesso a Vera Cruz pela ERS-409 está liberado, por onde também é possível acessar Candelária e Novo Cabrais. No entanto, a reunião também levantou que a região segue sem acessos a Porto Alegre e a Santa Maria, devido a bloqueios na RSC-287, na BR-290 e na BR-386. O acesso entre Santa Cruz do Sul e Lajeado está liberado.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: correnteza sobre a RSC-287 dificulta resgate de desabrigados em Vila Mariante
Publicidade
A RSC-153, em Vale do Sol, está parcialmente obstruída, mas há risco de deslizamento. Um helicóptero deslocará uma equipe da Sacyr para tentar desobstruir o trecho da RSC-287 entre Paraíso do Sul e a entrada de Santa Maria ainda nesta sexta-feira.
Energia
Segundo dados da RGE, 48 mil pessoas seguem sem luz na região. Sobradinho é o município mais afetado. Equipes estão trabalhando na manutenção e reparos, porém ainda com dificuldade de acesso a algumas localidades, o que está sendo providenciado com a ajuda de helicóptero e das forças de segurança.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙