Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Grande do Sul

Todos os pontos do litoral estão próprios para banho

Os primeiros resultados do Programa de Balneabilidade, estudo feito pela Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) para o período 2014-2015, demonstram que todas as áreas litorâneas de água salgada têm condições de banho no estado. O relatório indica a condição de próprio para todos 57 pontos monitorados no Litoral Norte (33 pontos), Médio (19) e Sul (cinco).Também estão próprios para banhos os 12 pontos na Bacia Hidrográfica do Uruguai.

Apenas na Região Hidrográfica do Guaíba aparecem condições impróprias para banho em cinco dos 14 balneários monitorados. São eles:

Balneário Passo Verde, no Rio Vacacaí, em Santa Maria; Balneário Praia do Encontro, no Rio Jacuí, em São Jerônimo;Praias da Alegria e da Florida, no Lago Guaíba, em Guaíba e Praia Recanto das Multas, também no Lago Guaíba, em Barra do Ribeiro.

Publicidade

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 19, depois de contabilizados os resultados de cinco (05) campanhas de amostragem que validam a condição de balneabilidade, de acordo com a Resolução Conama 274/2000. As amostragens do Projeto Balneabilidade 2014-2015 iniciaram-se no final de semana de 15/11/2014 e serão realizadas 16 campanhas, finalizando em 01/03/2015. Serão amostrados 83 balneários durante a vigência do projeto.

De acordo com a chefe do Departamento de Qualidade, Planejamento e Infraestrurura da Fepam, Ana Rosa Severo Bered, estes pontos apresentam esta condição de impróprios de forma frequente há vários anos e são indicativos de deficiência no sistema de esgotamento. Outro fator que pode alterar as condições de balneabilidade são as chuvas da chuva que quando drenadas podem carregar matéria orgânica para os corpos hídricos. Ela ressalta importância do monitoramento realizado pela Fepam e orienta que os veranistas acompanhem as placas indicativas durante todo o período do Projeto Balneabilidade, que se estende até março. “O trabalho da Fepam é garantir a qualidade do banho em todos os pontos monitorados”, ressalta.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.