Todos os olhos voltados ao anúncio dos vencedores das tipuanas de bronze

Após a exibição dos filmes concorrentes das mostras Olhares Daqui e Nacional Competitiva, o momento é de apreensão sobre a opinião dos jurados e do público em relação ao que foi assistido desde segunda-feira, 29, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O espaço foi palco para a apresentação de curtas-metragens produzidos na região e em diferentes partes do País, consagrando a quarta edição do Festival Santa Cruz de Cinema.

LEIA MAIS: Racismo e mais crítica social e política

São 14 categorias na disputa do Troféu Tipuana, criado por Rudinei Kopp com inspiração nas árvores que formam o Túnel Verde na Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul. Cada peça tem 1,4 quilo de bronze, com o ramo da árvore em forma vazada. Além de ter a oportunidade de mostrar seus trabalhos, está na conquista do Tipuana o objetivo dos realizadores, que fazem com que seja mantida a produção da sétima arte no Brasil.

Publicidade

Os filmes foram avaliados, dia a dia, pelo corpo técnico de jurados e pelo público, que teve duas opções de demonstrar sua opinião. Aqueles que compareceram à Unisc puderam votar por meio do acesso possibilitado via QR Code exibido no telão. Quem não pôde ir utilizou o site do Festival.

LEIA MAIS: Pedro Guindani: todas as cores e outras mais

Em cada série de veiculações, novas surpresas e a demonstração de um cinema crítico, que incentiva a reflexão e aponta as mazelas sociais e culturais brasileiras. É o caso de Dois Riachões: Cacau e Liberdade, que foi reexibido no debate pós-apresentação pela assentada Teresa Francisca Vieira Santiago. “Para nós, ter este documentário e ver em festivais é de suma importância, mostrando a luta pela terra. A gente sabe que a concentração de terra é injusta e quem alimenta este País são os pequenos.”

Publicidade

Além dos prêmios para os profissionais do cinema, o auditório central será palco para a distinção da Oficina de Crítica, realizada com estudantes das escolas Ernesto Alves e Willy Carlos Fröhlich. Em setembro, eles assistiram ao filme Waterboys, de 1998, e foram desafiados a produzir uma crítica. Para a avaliação foram levadas em consideração estrutura, coerência com o filme, interpretação, construção gramatical e semântica.

A cerimônia de entrega das Tipuanas terá acesso gratuito na Unisc e transmissão pelo Portal Gaz, a partir das 19 horas desta sexta-feira, 3.

LEIA MAIS: Contestação e diversidade na Mostra Competitiva

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.