Após a exibição dos filmes concorrentes das mostras Olhares Daqui e Nacional Competitiva, o momento é de apreensão sobre a opinião dos jurados e do público em relação ao que foi assistido desde segunda-feira, 29, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O espaço foi palco para a apresentação de curtas-metragens produzidos na região e em diferentes partes do País, consagrando a quarta edição do Festival Santa Cruz de Cinema.
LEIA MAIS: Racismo e mais crítica social e política
São 14 categorias na disputa do Troféu Tipuana, criado por Rudinei Kopp com inspiração nas árvores que formam o Túnel Verde na Rua Marechal Floriano, no centro de Santa Cruz do Sul. Cada peça tem 1,4 quilo de bronze, com o ramo da árvore em forma vazada. Além de ter a oportunidade de mostrar seus trabalhos, está na conquista do Tipuana o objetivo dos realizadores, que fazem com que seja mantida a produção da sétima arte no Brasil.
Publicidade
Os filmes foram avaliados, dia a dia, pelo corpo técnico de jurados e pelo público, que teve duas opções de demonstrar sua opinião. Aqueles que compareceram à Unisc puderam votar por meio do acesso possibilitado via QR Code exibido no telão. Quem não pôde ir utilizou o site do Festival.
LEIA MAIS: Pedro Guindani: todas as cores e outras mais
Em cada série de veiculações, novas surpresas e a demonstração de um cinema crítico, que incentiva a reflexão e aponta as mazelas sociais e culturais brasileiras. É o caso de Dois Riachões: Cacau e Liberdade, que foi reexibido no debate pós-apresentação pela assentada Teresa Francisca Vieira Santiago. “Para nós, ter este documentário e ver em festivais é de suma importância, mostrando a luta pela terra. A gente sabe que a concentração de terra é injusta e quem alimenta este País são os pequenos.”
Publicidade
Além dos prêmios para os profissionais do cinema, o auditório central será palco para a distinção da Oficina de Crítica, realizada com estudantes das escolas Ernesto Alves e Willy Carlos Fröhlich. Em setembro, eles assistiram ao filme Waterboys, de 1998, e foram desafiados a produzir uma crítica. Para a avaliação foram levadas em consideração estrutura, coerência com o filme, interpretação, construção gramatical e semântica.
A cerimônia de entrega das Tipuanas terá acesso gratuito na Unisc e transmissão pelo Portal Gaz, a partir das 19 horas desta sexta-feira, 3.
LEIA MAIS: Contestação e diversidade na Mostra Competitiva
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!