ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Todos os olhares se voltam para Gramado

Curta retrata os perigos da amizade entre uma criança e um adulto, com base em história real de um dos integrantes da equipe

Um dos principais eventos dedicados à produção cinematográfica nacional e latino-americana, o 49º Festival de Cinema de Gramado, edição de 2021, foi aberto nessa sexta-feira, 13, e prossegue até o próximo sábado, 21, na Serra Gaúcha. Uma vez mais em formato on-line, em virtude das restrições motivadas pela Covid-19, o encontro reúne o que de melhor se fez em cinema no País, com a exibição de filmes pela internet, no site do festival e pela televisão, no Canal Brasil.

Nesta edição, de maneira excepcional, os organizadores decidiram substituir a entrega das homenagens, com os troféus Oscarito, Kikito de Cristal, Eduardo Abelin e Cidade de Gramado, por uma homenagem coletiva a todos os profissionais do cinema, pela luta para dar continuidade aos trabalhos em plena pandemia.

Publicidade

LEIA MAIS: Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta

Publicidade

Os longas da mostra competitiva deste ano representam Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná. São eles: A Primeira Morte de Joana, dirigido pela gaúcha Cristiane Oliveira; A Suspeita, realizado em São Paulo pelo português José Miguel Ribeiro; Álbum em Família, do carioca Daniel Belmonte; Carro Rei, da pernambucana Renata Pinheiro (com Matheus Nachtergaele, o homenageado do Festival Santa Cruz de Cinema de 2021); Homem Onça, do paulista Vinícius Reis (com Chico Díaz); Jesus Kid, do baiano Aly Muritiba, adaptação do romance homônimo de Lourenço Mutarelli, de quem inclusive é o roteiro; e O Novelo, de Cláudia Pinheiro.

Já os longas estrangeiros que concorrem são Gran Avenida, filme chileno dirigido por Moisés Sepúlveda; La Teoria de los Vidrios Rotos, produção conjunta de Uruguai, Brasil e Argentina, do diretor Diego Fernández Pujol; Planta Permanente, produção argentino-uruguaia de Ezequiel Radusky; e Pseudo, filme boliviano de Gory Patiño e Luiz Reneo. Por fim, os longas gaúchos na mostra competitiva são A Colmeia (por Porto Alegre), de Gilson Vargas; Cavalo de Santo (Porto Alegre), de Mirian Fichtner e Carlos Caramez; e Extermínio (Cachoeira do Sul), de Mirela Kruel.

Publicidade

LEIA MAIS: Festival Santa Cruz de Cinema é o tema da nova edição do Unicom

Publicidade

Entre os curtas gaúchos selecionados, num total de 24 filmes concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, estão dois representantes de Santa Cruz do Sul: Cacicus, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius; e Nilson, Filho do Campeão, de Diego Tafarel, este da Produtora Audiovisual Pé de Coelho Filmes, com roteiro de Zé Corrêa e Rudinei Kopp. A Pé de Coelho também contribuiu para a produção de Cacicus, elaborado na disciplina de Roteiro, Produção e Direção de Curta-Metragem do curso de Produção em Mídia Audiovisual da Unisc. Da região ainda concorre Love do Amor, por Restinga Sêca.

Com início nessa sexta-feira, os filmes serão exibidos até a próxima quinta, 19, sempre a partir das 21h30. A premiação, com a entrega dos Kikitos, ocorrerá no dia 21, às 21 horas, com transmissão ao vivo pela televisão e pela internet. Os curtas também ficarão disponíveis desde esse sábado até dia 21, por streaming.

Alunos da Unisc competem com o curta Disque 100 na mostra universitária

Publicidade

Mais uma produção local e regional concorre em Gramado, desta vez assinada por um grupo de estudantes da Unisc. O curta-metragem Disque 100 foi um dos 16 selecionados para a 4ª Mostra de Filmes Universitários do 49ª Festival de Cinema de Gramado. O roteiro foi inspirado em uma história real de um dos integrantes da equipe. O objetivo é alertar para os perigos de uma juventude sem o acompanhamento de um adulto responsável. A exibição será entre sábado e domingo, na TVE-RS e no site do festival.

Publicidade

Conforme o diretor, Felipe Müller, o filme surgiu em disciplina do curso de Produção em Mídia Audiovisual da Unisc, em 2018. “Estávamos iniciando o curso. Foi um desafio enorme. Para algumas cenas, precisávamos que fosse dia, mas já era noite. Então usamos muita luz e o efeito do cinema para simular esse momento”, frisou. A equipe ainda conta com Alceu Silva, Luiz Alexandre, Alencar da Rosa (fotógrafo da Gazeta do Sul), Ramiro Saraiva e Gabriel Santos Vargas.

Felipe dirige curta-metragem que está disponível noYouTube

Na avaliação de Felipe, estar no festival é a realização de um sonho. “A alegria da equipe foi imensa quando fomos selecionados para a mostra. Pelo reconhecimento e por estarmos ao lado de outras maravilhosas produções, que possuem um significado importantíssimo para a cultura brasileira”, sublinhou. O filme está disponível no YouTube. “Tivemos a orientação do Diego Tafarel, que nos proporcionou uma grande troca de experiências e, certamente, foi uma inspiração para esse curta com suas produções, além de um elenco maravilhoso, composto pelos atores Rafael Schaefer e Feliciano Siqueira”, ressaltou.

Publicidade
VÍDEO: Festival Santa Cruz de Cinema está com as inscrições abertas

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta