Oktoberfest

“Tivemos 80 mil pessoas a mais do que em 2019”, diz presidente da Assemp

Após 14 dias de muitas atrações, desfiles, shows nacionais, gastronomia típica e muito chope, a 37ª Oktoberfest encerrou nesse domingo, 23. Considerada a maior de todos os tempos, a edição da Festa da Alegria de 2022 foi sucesso de público e vendas. O assunto pautou entrevista na Rádio Gazeta com o presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Fabio Costa de Borba.

LEIA TAMBÉM: Formato em três semanas será mantido para a 38ª Oktoberfest

Para ele, a 37ª Oktoberfest pode ser classificada como acima da média. “Foi fantástico. Tínhamos receio sobre as inovações propostas nesta edição e todas elas tiveram resultados positivos. O principal fator para medir o resultado foi a resposta do público. Muitas pessoas falaram que a festa estava alegre e divertida. Sem público, não tem Oktober. O grande astro da festa são as pessoas”, celebra o presidente da Assemp.

Publicidade

Quem visitou Santa Cruz do Sul e também o Parque da Oktoberfest pode notar que a decoração estava presente de forma mais expressiva este ano. “Identificamos a necessidade de oferecer a riqueza de detalhes na decoração, nos preocupamos muito com isso. O público percebeu e a resposta foi positiva. A a coordenação entendeu que foi uma atitude acertada.”

Novidades

Uma das novidades anunciadas para a 38ª Oktoberfest foi em relação ao formato. Durante a cerimônia de encerramento da 37ª edição, realizada no Pavilhão Central na noite desse domingo, a presidente da Festa da Alegria deste ano, Roberta Corrêa Pereira confirmou que o formato com três semanas agradou tanto o público quanto os visitantes e será mantido. A próxima Oktober será realizada de 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro de 2023.

Outra novidade apresentada foi a janela de gratuidade. Durante determinados horários previstos na programação, o público tinha oportunidade de ingressar na festa sem pagar o ingresso. Segundo Fábio, essa ação foi um assunto latente para a organização. “Talvez essa foi a maior de todas as nossas preocupações, precisamos de arrecadação no fim do dia. Por isso, a gratuidade poderia impactar no orçamento de arrecadação da festa, foi uma atitude arrojada.”

Publicidade

Em alguns dias mais de 8 mil pessoas ingressaram no parque na janela da gratuidade. “Trouxemos de volta diversas pessoas que deixavam de vir na festa. Essa ação impactou de forma positiva, percebemos que foi positivo para o público”, comentou o presidente da Assemp.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Aliança é o grande campeão das Olimpíadas Rurais

Custo da festa

Ainda de acordo com Fabio Borba, o gasto diário da Festa da Alegria chega a quase R$ 1 milhão. Os maiores investimentos são na infraestrutura, cobertura com lonas, instalações elétricas, atrações musicais e a infraestrutura em geral. Sobre a arrecadação, ele comenta os dois maiores geradores da renda. “A bilheteria é o ponto forte do evento, além disso, patrocinadores são fundamentais. Sem os patrocinadores não fizemos a oktober com essa qualidade. Eles praticamente equivalem a bilheteria. “

Publicidade

“Já sabemos que tivemos 80 mil pessoas a mais do que em 2019 passando nas roletas. Isso inclui os pagantes, não pagantes e ingressos de cortesia”, explica. Segundo Borba, ainda nesta segunda-feira, 24, a organização deve ter o levantamento do número final do público. A organização já trata a edição desse ano como a maior de todos os tempos. “A Oktober de Santa Cruz do Sul é a segunda maior do mundo Que venha a 38ª edição.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OKTOBERFEST

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.