O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira, 6, a primeira lista de convocados da seleção brasileira em 2020. Com o estreante Bruno Guimarães e três jogadores do Flamengo, ele chamou 24 jogadores para a estreia do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar.
A seleção vai estrear contra a Bolívia, na Arena Pernambuco, no dia 27. Pela segunda rodada, logo na sequência, no dia 31, o time de Tite terá pela frente o Peru, em Lima. Os jogadores convocados vão se apresentar diretamente no Recife entre os dias 22 e 23. A seleção treinará no estádio da Ilha do Retiro.
O único estreante na lista é o volante Bruno Guimarães, que vem se destacando pelo Lyon e chamou a atenção de Tite na seleção olímpica. O jogador de 22 anos despontou no futebol brasileiro com a camisa do Athletico Paranaense.
Publicidade
Outro destaque da convocação foi o trio do Flamengo, formado por Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique. Os três brilharam pelo time carioca nas conquistas recentes do clube, incluindo a Copa Libertadores, o Brasileirão e a Recopa Sul-Americana. Bruno Henrique, contudo, está voltando de lesão e pode chegar à seleção sem ritmo de jogo.
Uma das principais baixas da lista é o goleiro Alisson, que sofreu uma lesão muscular durante um treino, confirmada pelo Liverpool nesta sexta. Ederson deve ser o titular nos dois jogos das Eliminatórias.
No ataque, Neymar foi confirmado após se recuperar de leve lesão na coluna. Ele voltou à convocação após ficar de fora dos amistosos contra Argentina e Coreia do Sul, os últimos jogos da seleção em 2019, no mês de novembro. Neymar não defende a seleção desde 13 de outubro.
Publicidade
Gabriel Jesus vai cumprir seu último jogo de suspensão na estreia nas Eliminatórias – “gancho” sofrido em razão da final da Copa América –, mas poderá jogar contra o Peru.
Confira a lista de convocados da seleção brasileira:
Goleiros – Ederson (Manchester City-ING), Weverton (Palmeiras) e Ivan (Ponte Preta);
Laterais – Danilo (Juventus-ITA), Alex Sandro (Juventus-ITA), Daniel Alves (São Paulo) e Renan Lodi (Atlético de Madrid-ESP);
Zagueiros – Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA), Éder Militão (Real Madrid-ESP) e Felipe (Atlético de Madrid-ESP);
Meio-campistas – Bruno Guimarães (Lyon-FRA), Éverton Ribeiro (Flamengo), Casemiro (Real Madrid-ESP), Arthur (Barcelona-ESP), Fabinho (Liverpool-ING) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique-ALE);
Atacantes – Bruno Henrique (Flamengo), Everton (Grêmio), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Richarlison (Everton-ITA), Neymar (Paris Saint-Germain-FRA) e Roberto Firmino (Liverpool-ING).
LEIA TAMBÉM: Sorteio define confrontos pela terceira fase da Copa do Brasil
Publicidade
Seleção olímpica
Classificada aos Jogos de Tóquio-2020 com a segunda colocação no Pré-Olímpico realizado na Colômbia no início deste ano, a seleção brasileira olímpica inicia neste mês a sua preparação para defender a medalha de ouro conquistada no Rio-2016. Ainda sem rivais definidos para dois amistosos nos próximos dias 26 e 29, o técnico André Jardine convocou 23 jogadores nesta sexta-feira e os destaques são as presenças do atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, e do meia Lucas Paquetá, do Milan.
O Brasil iria enfrentar a Coreia do Sul e o Egito em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mas os amistosos foram cancelados por causa do coronavírus. A CBF corre atrás de novos adversários.
A relação de jogadores apresentado nesta sexta-feira tem diversas mudanças em comparação ao grupo que se classificou aos Jogos Olímpicos. Além de Vinicius Junior e Lucas Paquetá, outros nomes importantes chamados foram os atacantes Reinier, do Real Madrid, e Gabriel Martinelli, do Arsenal. Martinelli ainda pode jogar pela seleção da Itália, caso queira, já que a Olimpíada não é considerada uma competição oficial pela Fifa.
Publicidade
A defesa também mudou em relação ao Pré-Olímpico. Os quatro zagueiros da lista de convocados desta sexta-feira são diferentes daqueles que jogaram na Colômbia. “Tivemos baixas (no Pré-Olímpico) com Lyanco por lesão, Ibañez em negociação e o Gabriel o Lille não liberou. Quem substituiu teve ótimo desempenho. Terminamos com melhor defesa e única invicta na competição. Ainda assim tivemos problemas em algum momento. Mas passa por entrosamento e vivência com camisa da seleção. Os que estiveram no Pré-Olímpico não saem do nosso radar”, disse o treinador André Jardine.
Sobre Bruno Guimarães, Jardine ressaltou que “não perdeu” o volante do Lyon, destaque no Pré-Olímpico, para a seleção principal – o técnico Tite o chamou para os dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. “A gente não perdeu o Bruno Guimarães, a gente ganhou, pois estamos contribuindo com o grande objetivo de chegar na seleção principal. Ele se sentiu muito à vontade com a camisa. Desejamos toda sorte do mundo, todo êxito que ele merece”, completou.
LEIA TAMBÉM: Brasil vence Argentina e conquista vaga para Tóquio
Publicidade
Confira a convocação da seleção brasileira olímpica:
Goleiros – Cleiton (Red Bull Bragantino), Lucas Perri (São Paulo) e Phelipe (Grêmio);
Laterais – Emerson (Betis-ESP), Guga (Atlético Mineiro), Ayrton Lucas (Spartak Moscou-RUS) e Caio Henrique (Grêmio);
Zagueiros – Gabriel (Lille-FRA), Ibañez (Roma-ITA), Luiz Felipe (Lazio-ITA) e Lyanco (Torino-ITA);
Meias – Douglas Luiz (Aston Villa-ING), Lucas Paquetá (Milan-ITA), Matheus Henrique (Grêmio), Maycon (Shakhtar Donetsk-UCR), Pedrinho (Corinthians), Reinier (Real Madrid-ESP) e Wendel (Sporting Lisboa-POR);
Atacantes – Antony (São Paulo), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING), Matheus Cunha (Hertha Berlin-ALE), Paulinho (Bayer Leverkusen-ALE) e Vinicius Junior (Real Madrid-ESP).
LEIA TAMBÉM: Ronaldinho Gaúcho e Assis estão impedidos de deixar o Paraguai
This website uses cookies.