Eleições 2022

Tira dúvidas: tudo o que você precisa saber para votar neste domingo

Está chegando a hora de votar. Domingo, 2 de outubro, é o dia das Eleições 2022. Este ano serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores em todo o Brasil. Serão também quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

LEIA TAMBÉM: Veja a relação de candidatos a deputado federal e estadual

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade.

Qual o horário da votação?
As seções eleitorais estarão abertas das 8 horas às 17 horas. Após esse horário, só poderá votar quem já estiver na fila.

Publicidade

Há horário preferencial para algum público?
Não, diferente de 2020, quando houve horário preferencial em função da pandemia, esse ano não há previsão.

Como descubro o meu local de votação ou o número da minha seção?
A relação dos locais de votação em Santa Cruz está publicada nesta edição da Gazeta. Basta conferir o número da seção, que consta no título de eleitor. Se você não sabe o número da seção, é possível consultar no site do TSE, por meio do aplicativo e-Título, pelo SOS Eleitor (número 148) ou por WhatsApp – (51) 2312 2015.

A minha seção pode ter mudado de local em relação à última eleição?
Em Santa Cruz, nenhuma seção mudou de endereço desde a última eleição.

Publicidade

Qual documento preciso levar?
É preciso apresentar um documento oficial com foto, que pode ser RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho. Outra alternativa é o e-Título, que pode ser baixado no celular até sábado, desde que ali conste a foto do eleitor. Se não tiver a foto, é preciso levar outro documento junto.

Sou obrigado a votar?
Sim. O voto só não é obrigatório para analfabetos, jovens com entre 16 e 18 anos e pessoas com mais de 70 anos.

Posso votar se não fiz a biometria?
Sim. A biometria não é obrigatória nesta eleição.

Publicidade

LEIA MAIS: Saiba tudo sobre as Eleições 2022

Como descubro o número dos candidatos?
A relação com os números de todos os candidatos a prefeito e vereador estão nesta edição da Gazeta do Sul. Também haverá uma lista com os números fixada em cada seção. É possível ainda consultar a plataforma DivulgaCandContas.

Devo levar os números dos candidatos anotados?
Sim, é recomendável levar uma “colinha”. Essa cola, porém, precisa ser de papel, pois não é possível usar celular na cabine de votação.

Publicidade

Posso levar meu celular na hora de votar?
Sim, mas será preciso deixá-lo em local indicado pelo mesário antes de se dirigir à cabine de votação.

A restrição ao celular impede que eu use o e-título para me identificar?
Não, pois não é proibido entrar na seção com o celular. O que não pode é levar o celular até a cabine. Quem optar por utilizar o e-título, basta apresentar o celular, deixar no local indicado pelo mesário antes de se dirigir à cabine e pegá-lo na saída.

Posso levar alguém para me acompanhar até a urna?
Apenas em algumas circunstâncias. Se o eleitor tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida, pode ser acompanhado por alguma pessoa de confiança até a urna. Cabe ao presidente da seção autorizar ou não que o eleitor seja auxiliado.

Publicidade

Posso usar adesivo ou camiseta do meu candidato na hora de votar?
Sim, a legislação permite manifestações individuais e silenciosas no dia da votação, o que inclui bandeira, adesivo, broche e camiseta.

Não vou estar na minha cidade no domingo. Posso votar em outro lugar?
Somente se você se habilitou para o voto em trânsito dentro do prazo previsto no calendário eleitoral. Se não solicitou, é preciso justificar a ausência dentro do prazo.

Qual a ordem de votação?
A ordem é a seguinte: deputado federal (quatro dígitos), deputado estadual (cinco dígitos), senador (três dígitos), governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos).

Posso votar apenas no partido para deputado estadual ou federal?
Sim. Nesse caso, o voto contará para a legenda. Basta digitar o número do partido e pressionar “confirma”.

LEIA MAIS: O que pensam os candidatos a deputado federal do Vale do Rio Pardo

Se eu não puder votar, quando devo justificar?
Quem estiver fora do seu município, deve justificar no próprio dia da eleição. Isso pode ser feito comparecendo pessoalmente a qualquer seção eleitoral, mas isso não é recomendável para evitar maiores fluxos de pessoas. O ideal é fazer a justificativa por meio do aplicativo e-Título. Quem não votar por outro motivo, terá 60 dias para apresentar um comprovante – como um atestado médico, por exemplo. Isso pode ser feito pelo e-Título, pelo site do TSE ou no cartório eleitoral.

Como se usa a urna eletrônica?
Basta digitar o número do candidato, observando o cargo indicado na tela. Quando a foto do candidato aparecer, basta pressionar a tecla verde (“confirma”) e aguardar o sinal sonoro. Caso tenha digitado errado, pressione a tecla vermelha (“corrige”) e comece de novo. Para votar em branco, tecle em “branco” e depois “confirma”. O voto será anulado se você digitar um número que não corresponde a nenhum candidato. Ao final, a urna emite um sinal sonoro mais longo.

O que não pode no dia da eleição?
São proibidas manifestações coletivas, propaganda boca de urna e amplificadores de som.

LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES 2022

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.