Categories: Esportes

Times do México poderão decidir a Libertadores em casa

Os times mexicanos já disputam a Copa Libertadores há alguns anos, mesmo com a nação não sendo da América do Sul. Até por isso, as equipes sempre tiveram algumas restrições, como não disputar o Mundial de Clubes, em caso de título do país.

Outra limitação foi oficialmente abolida, na sexta-feira, 23. A Federação Mexicana confirmou que a Conmebol mudou a regra e, a partir de 2017, caso algum clube mexicano chegue à decisão, poderá fazer o segundo jogo em casa. Anteriormente, a equipe era obrigada a decidir na casa do rival. “O futebol mexicano continua trilhando seu caminho para se tornar ainda maior no futebol internacional”, comemorou a Federação, em nota oficial.

Três times do país da América do Norte já atingiram a final da Libertadores: Cruz Azul, em 2001; Chivas Guadalajara, em 2010; e Tigres, em 2015. Acabaram derrotados por Boca Juniors, Internacional e River Plate, respectivamente. No caso do ano passado, por exemplo, o Tigres teria o direito de decidir em seu estádio, por ter feito campanha melhor que o River na primeira fase.

Publicidade

Apesar da permissão para fazer o segundo jogo em casa, os times mexicanos seguem sem poder disputar o Mundial de Clubes como campeões da Libertadores. A única chance é a Copa dos Campeões da Concacaf, competição que abrange clubes da América do Norte e Central.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.