Os times mexicanos já disputam a Copa Libertadores há alguns anos, mesmo com a nação não sendo da América do Sul. Até por isso, as equipes sempre tiveram algumas restrições, como não disputar o Mundial de Clubes, em caso de título do país.
Outra limitação foi oficialmente abolida, na sexta-feira, 23. A Federação Mexicana confirmou que a Conmebol mudou a regra e, a partir de 2017, caso algum clube mexicano chegue à decisão, poderá fazer o segundo jogo em casa. Anteriormente, a equipe era obrigada a decidir na casa do rival. “O futebol mexicano continua trilhando seu caminho para se tornar ainda maior no futebol internacional”, comemorou a Federação, em nota oficial.
Três times do país da América do Norte já atingiram a final da Libertadores: Cruz Azul, em 2001; Chivas Guadalajara, em 2010; e Tigres, em 2015. Acabaram derrotados por Boca Juniors, Internacional e River Plate, respectivamente. No caso do ano passado, por exemplo, o Tigres teria o direito de decidir em seu estádio, por ter feito campanha melhor que o River na primeira fase.
Publicidade
Apesar da permissão para fazer o segundo jogo em casa, os times mexicanos seguem sem poder disputar o Mundial de Clubes como campeões da Libertadores. A única chance é a Copa dos Campeões da Concacaf, competição que abrange clubes da América do Norte e Central.