O técnico Tiago Nunes, de 41 anos, foi apresentado no CT Luiz Carvalho no início da tarde desta sexta-feira, 23. Na entrevista coletiva, o novo treinador comentou que vai encarar o desafio de substituir Renato Portaluppi, ídolo do clube e que permaneceu por quase cinco anos no cargo.
O vice de Futebol, Marcos Herrmann, exaltou a chegada do treinador. “Em nome da diretoria do Grêmio e da torcida tricolor, gostaria de saudar o professor Tiago Nunes, iniciando os trabalhos hoje. Dedicamos imensa expectativa de um trabalho brilhante como já fez. Estamos muito felizes com a sua presença, professor, vamos seguir essa rota de títulos”, declarou.
A primeira manifestação do treinador foi de gratidão ao convite. “Gostaria de agradecer publicamente a confiança da direção e do nosso torcedor. Fui muito bem recebido aqui no clube. Colegas que já trabalhei, muito feliz de voltar ao clube. Continuo com a mesma opinião, foi um momento que não tínhamos ideia que poderíamos vir ao clube. Como falei, o Renato e uso as palavras do Herrmann, é insubstituível pela representatividade que tem, história e ligação. Não temos a mínima intenção de substituí-lo, mas dar continuidade ao trabalho e ao legado que ele deixa. Ter equilíbrio para tomar as decisões necessárias e dar sequência aos anos bons”, afirmou.
Publicidade
“Já conversei ontem com o Renato ontem, foi muito carinhoso, a ele estendo meu agradecimento. Não entramos em detalhes técnicos e táticos, mais questões de receptividade. O Jean (Pyerre) é um atleta que tem potencial técnico, já tive oportunidade de trabalhar. Já provou que tem qualidade para vestir a camisa em alto nível. Como ele temos outros jovens com esse potencial, jogadores que merecem o mesmo nível de atenção. Para que possam ter tranquilidade de desenvolver o trabalho. Qualquer processo de transição depende dos jogadores mais experientes, que tenham capacidade de dar suporte no campo. Para os atletas terem o direito ao erro. E o Grêmio está bem servido neste sentido, temos jogadores experientes que entendem a perspectiva. Meu papel é ser um facilitador para todos terem a condição de jogarem bem”, complementou.
Tiago Nunes enfatizou a identidade criada no Grêmio nos últimos anos. Um período de muitos títulos com o técnico Renato Portaluppi. “O Grêmio conseguiu criar uma característica própria. Tenho que tentar dar continuidade ao que foi construído junto aos atletas que tem potencial técnico para manter o nível competitivo. Vamos implementando situações a cada jogo. Temos o compromisso de potencializar o que temos. Mas chegando em um clube que tem uma identidade própria”, disse. “Cada clube tem suas particularidades, cultura, ideias próprias. O treinador tenta criar uma sinergia com a cultura e suas características. É muito difícil repetir o mesmo trabalho, é inviável porque mudam os jogadores. Foram quatro conquistas emblemáticas no Athletico, é difícil ter essa rotina em pouco tempo. Espero ter sucesso aqui, junto com os atleta, capacidade de levar o Grêmio a disputar finais. Disputei a final do Paulista no Corinthians, mas a disputa de finais tem sido rotina e disputando finais, está mais próximo de vencer. Todo trabalho traz ensinamentos. Eu mantive meu crescimento em termos de maturidade e tomar decisões. Espero chegar com mais sabedoria e tranquilidade pra ser mais assertivo no que for feito no Grêmio”, acrescentou.
O treinador explicou que gosta de trabalhar de forma semelhante ao que o Grêmio tem apresentado. “Minhas ideias são próximas ao que o Grêmio já desenvolve, por questões de personalidade, tenho na minha mente uma equipe agressiva, competitiva, que vença duelos, que tenha no interior esse espírito tricolor que sempre permeou o imaginário do torcedor. E que tem levado o clube à disputa de títulos”, dissertou. “Sou um profissional jovem, buscando evolução e crescimento diário, uma estrada longa. Brinco que os clubes menores e o Interior foi uma grande faculdade para estes momentos. Tenho me preparado constantemente e me sinto apto para enfrentar o desafio. Peço a confiança de todos para fazer um grande trabalho em conjunto”, sublinhou.
Publicidade
Tiago Nunes já apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF e está liberado para comandar a equipe neste sábado, 24, às 21 horas. O Grêmio enfrenta o Ypiranga, em Erechim, pela última rodada da fase de classificação do Gauchão – se vencer, confirma a primeira colocação.