O técnico Tiago Nunes definiu a atuação do Grêmio como equilibrada na vitória por 2 a 1 sobre o Caxias no Centenário, no domingo, 2. Com um empate no domingo, 9, às 16 horas, na Arena, o Tricolor assegura uma vaga na final do Gauchão.
O treinador também admitiu um momento de instabilidade no primeiro tempo, quando o Caxias passou a ter maior posse de bola. “Tivemos uma atuação, a maior parte do tempo, equilibrada. A equipe conseguiu defender bem. Tivemos um espaço entre o minuto 28 até o 38, onde sofremos, por mérito do adversário, que conseguiu na sua construção ofensiva, fazer uma saída com três ou até quatro jogadores, sobrecarregar a nossa linha defensiva. Colocamos os volantes para cima da nossa linha e sobrecarregou a primeira marcação. E consequentemente o adversário teve mais posse e conseguir situações de infiltrações. Não foram situações tão claras, foi mais volume. Dentro disso, conseguimos reequilibrar, tivemos manutenção de posse muito boa, criar situações de gol”, analisou.
O gol de bola parada foi classificado como acidente. Nunes ressaltou que a equipe ainda está em adaptação com o novo sistema de marcação. “Defendemos bem, foi um lance de acidente de trabalho. O Rafinha estava saindo para fazer a cobertura, os jogadores do Caxias se aproximaram para cobrar curto. Rafinha estava para ser o segundo jogador, o atleta do Caxias bateu direto. O Rafinha ficou mais adiantado, deu a casquinha e a bola entrou no segundo pau”, explicou.
Publicidade
O atacante Ferreira valorizou a vitória e ainda comentou sobre o lance do pênalti sofrido. “No lance do pênalti, eu ia cabecear. Não sei se faria o gol, mas estava vivo na jogada. Quando fui saltar, recebi um pisão, que me impossibilitou de saltar mais alto e não alcançar a bola também”, disse. “A vitória é importante. É o primeiro jogo. Temos o segundo na Arena. A equipe do Caxias é muito boa, qualificada. Agora vamos trabalhar e focar na Sul-Americana. No final de semana tem o Caxias de novo”, complementou.
O centroavante Diego Souza, de 35 anos, chegou aos 11 gols em dez jogos na temporada 2021 e ganhou elogios do novo chefe em entrevista coletiva após a vitória. “O Diego Souza é um atleta que todos acompanhamos há muito tempo. Ele tem uma carreira extraordinária. Sempre teve qualidade para jogar como meio-campista. Começou como segundo volante, jogou como meia e agora joga como atacante. É um jogador com repertório técnico gigantesco, com uma inteligência muito grande, que sabe ocupar o espaço no tempo certo. É um prazer poder estar trabalhando com ele”, comentou.
Após o confronto diante do time da Serra, o treinador falou sobre o trabalho que começa a desenvolver no clube, com algumas mudanças em relação ao que era feito anteriormente. “Precisamos entender as características dos atletas que estão em campo. Historicamente, o Grêmio conquistou muitos títulos com o jogo de aproximação e de posse. O Grêmio tinha jogadores no comando de ataque com a característica de vir buscar a bola no pé e dar o tempo para quem estava armando a jogada chegar na área adversária. Hoje, temos jogadores mais verticais no campo de ataque. O Ferreira, o Léo Pereira e o (Luiz) Fernando são mais verticais. É achar o equilíbrio e ir ao encontro das características dos atletas”, destacou.
Publicidade
O treinador evitou fazer qualquer comentário sobre a condição física do elenco, destacando a dificuldade enfrentada pelos clubes brasileiros, que não tiveram pré-temporada após o término do Brasileirão. “Eu não tenho condições de fazer uma avaliação definitiva em relação à condição física. Eu não entendo a equipe só pelo aspecto físico, ou pelo aspecto técnico ou tático. Estamos em um processo novo para todo o futebol brasileiro, com todas as equipes sem a pré-temporada adequada. Temos um elenco capaz de substituir esses atletas que sintam a parte física e tornar possível a manutenção de uma performance em alta”, declarou.
O jogo de volta será disputado no próximo domingo, 9, às 16 horas, na Arena. Antes, no entanto, o Grêmio volta a concentrar forças na Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, 6, o Tricolor enfrenta o Aragua, da Venezuela. A partida ocorre às 19h15 na Arena.
Publicidade
This website uses cookies.