A noite desta quarta-feira, 5, foi marcada pelo lançamento do 6º Festival Santa Cruz de Cinema, que ocorrerá de 23 a 27 de outubro. O evento foi realizado no Brás 1532, no Centro de Santa Cruz do Sul. Na ocasião, foi dada a largada para o Festival, que já se consolidou como um dos principais eventos voltados ao audiovisual do Rio Grande do Sul.
Durante o lançamento, foi anunciado o homenageado pelo prêmio Tuio Becker, que será o ator Thiago Lacerda. Ele enviou um vídeo, exibido aos presentes no evento desta quarta, no qual agradeceu o reconhecimento. “Me sinto feliz e honrado, mas esse vídeo não é só para agradecer. Quero dizer também que, no finalzinho de outubro, estaremos juntos, celebrando o cinema, a cultura, e a conexão do audiovisual riograndense com o resto do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Região sediará filmagens de longa-metragem nacional em 2023
Publicidade
O lançamento serviu, também, para informar que, a partir desta quinta-feira, 6, estarão abertas as inscrições de filmes de curta-metragem, de todo o território nacional, que foram finalizados a partir de 2022. As inscrições ficarão abertas até o dia 6 de junho.
Ainda durante o evento, foi apresentada a identidade visual da sexta edição. O projeto foi desenvolvido por Vitória Schwertz, que é ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Unisc. A gerente do Sesc Santa Cruz e organizadora do Festival, Roberta Pereira, salientou a importância dos patrocinadores e apoiadores. “Estamos trabalhando para trazer ainda mais apoiadores. É uma noite muito especial essa em que lançamos o Festival. A partir desta quinta já estaremos com as inscrições à disposição para os cineastas de todo o Brasil.”
LEIA TAMBÉM: FOTOS: realizadores premiados no 5º Festival Santa Cruz de Cinema recebem o troféu tipuana
Publicidade
Flávio Goulart, diretor de assuntos corporativos da JTI, empresa patrocinadora do 6º Festival Santa Cruz de Cinema, disse que o que se desenvolve a partir do festival e sua importância é tudo o que ele representa para a cultura do Estado e do País. “Essa cerimônia íntima, em que conseguimos lotar um estabelecimento, é porque somos grandes, porque crescemos e porque existe produção de cultura. Vamos continuar lutando enquanto pudermos. Vai ser uma edição ainda mais legal que todas as anteriores”, destacou.
Silvio Bento, gerente de Cultura do Sesc RS, também participou do lançamento. “É uma ação não só para a cidade, mas para o Estado e para o Brasil, uma vez que o audiovisual ganha essa projeção nacional. Sucesso e vida longa, contem com o Sesc”, finalizou.
LEIA TAMBÉM: “Serrão” leva o prêmio de melhor filme do 5º Festival de Cinema; veja os outros vencedores
Publicidade
O diretor de inovação e empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Kist, frisou o quanto o Festival de Cinema está consolidado. “Celebramos o audiovisual, a cultura, as diferenças, a pluralidade. Isso não é por acaso, é devido a muito esforço de todos. Nesse sentido, para nossa universidade que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento regional, faz todo sentido estar junto ao Festival.”
O secretário de Cultura Marcelo Corá representou a Prefeitura de Santa Cruz. “Acho que essa é a edição do prestígio. Passamos pelo início, pela pandemia, pelo recomeço, pela solidificação. E agora é o prestígio pelas pessoas e pelo trabalho que já foi feito até agora. A prefeita Helena Hermany é uma entusiasta do cinema, da cultura e a cidade de Santa Cruz sempre vai abraçar o Festival.”
LEIA TAMBÉM: Uma infinidade de Brasis passou pelo Festival Santa Cruz de Cinema
Publicidade
Outro idealizador e organizador do evento, Diego Tafarel, relembrou a trajetória do Festival de Cinema até agora e elogiou o incentivo oferecido pelo Município. “Santa Cruz é uma cidade que tem me encantado. O pensamento é esse, temos que fazer mais e podemos fazer mais, mas também é bom perceber que estamos em um lugar massa para fazer cinema.”
Uma das novidades da sexta edição foi anunciada por Rudinei Kopp, que também é um dos organizadores do Festival. Este ano haverá dois prêmios significativos para o melhor filme e melhor direção de fotografia. O prêmio se chamará “Filmes do Bem”, que é uma empresa de locação que funciona em todo o Brasil e trabalha com locação de equipamentos. Os filmes que forem premiados vão ganhar R$ 25 mil em aluguel de equipamentos de alta qualidade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O FESTIVAL DE CINEMA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.