O curta-metragem de Rondônia Ela mora logo ali ganhou três troféus Tipuanas durante a cerimônia de premiação do Festival Santa Cruz de Cinema. O encerramento do evento ocorreu na noite dessa sexta-feira, 27, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com falas marcantes dos artistas premiados e novidades sobre a próxima edição.
LEIA MAIS
- “Ela mora logo ali” é escolhido como melhor filme do 6º Festival Santa Cruz de Cinema
- Maio será o mês do cinema em Santa Cruz a partir de 2024
As carreiras dos atores Thiago Lacerda e Hermila Guedes foram celebradas durante a cerimônia. Antes de subirem ao palco, foram exibidos vídeos sobre a trajetória dos dois, com dezenas de obras realizadas para a televisão e para o cinema ao longo dos anos.
O carioca recebeu o Troféu Tuio Becker, homenagem ao crítico de cinema natural de Santa Cruz do Sul, que também atuou como roteirista e diretor. Desde 1997, Lacerda já esteve em pelo menos 40 produções audiovisuais, além de participar de várias peças teatrais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “O futuro do cinema no Brasil tem espaço para Santa Cruz”, diz Thiago Lacerda em entrevista exclusiva ao Gaz
“Muito bom estar aqui em Santa Cruz, pela primeira vez. É muito emocionante estar no Rio Grande do Sul, em que eu comecei a minha carreira no cinema. Voltar ao Estado é sempre uma alegria, me acolheu e foi acolhido por mim”, afirmou. Ao segurar o troféu, o dedicou a todos os profissionais com quem trabalhou ao longo da trajetória. “Amo minha profissão e amo o que faço. Amo a companhia de todas as pessoas que trabalham nessa indústria.”
Hermila Guedes foi a grande homenageada do festival. Nascida em Pernambuco, começou a carreira no teatro até que, em 2006, viveu Elis Regina no especial Por toda minha vida, da Rede Globo. De lá para cá, Hermila se consagrou como uma das maiores atrizes da atualidade, participando de longas-metragens, curtas e séries. Ao ser chamada para o palco do auditório central, a atriz, ganhadora de diversos prêmios, se emocionou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hermila Guedes avalia importância do Festival em Santa Cruz: “Cinema precisa ser visto”
“Passou um filme na minha cabeça agora. Nunca imaginei que ia ser atriz, mas a arte me presenteou muito na vida. Comecei fazendo cinema em Pernambuco, então essa homenagem é ao cinema pernambucano também”, disse.
O Festival Santa Cruz de Cinema foi realizado pelo Sesc/RS, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e produtora Pé de Coelho Filmes. O evento conta com a Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocínio da JTI, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Corsan. Nesta edição, também teve o apoio institucional da Locadora Filmes do Bem.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O FESTIVAL DE CINEMA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade