Categories: Esportes

Thiago Braz bate recorde sul-americano e vira o terceiro melhor saltador da década

Pela segunda vez em apenas 20 dias, o salto com vara tem um novo recorde sul-americano. E novamente o responsável pelo feito foi Thiago Braz. Nesta quarta-feira, 24, em Baku, o garoto de Marília passou o sarrafo a 5,92 metros para melhorar, de uma vez só, seis centímetros o antigo recorde, que havia sido batido no último dia 4. Agora ele é o terceiro melhor saltador da década em todo o mundo.

O site da competição, denominada Street Athletics Baku, não dá maiores informações sobre a competição, mas informa que Thiago saltou 5,92 metros, mas ficou com a prata. O ouro foi para o alemão Raphael Marcel Holzdeppe, que também bateu seu recorde pessoal, com a mesma marca que o brasileiro. O polonês Piotr Lisek passou 5,82 metros para ficar com o bronze. O torneio não tem relação com os Jogos Europeus, que também estão acontecendo em Baku.

Campeão mundial juvenil em 2013, Thiago Braz vem colhendo os frutos da polêmica decisão de abandonar o técnico Elson Miranda (marido e treinador de Fabiana Murer), mudar-se para Fórmia (Itália) e trabalhar exclusivamente com o ucraniano Vitaly Petrov. O treinador formou os dois maiores nomes do salto com vara em todos os tempos: a russa Yelena Ysinbayeva e o ucraniano Serguei Bubka.

Publicidade

Até agora, Thiago vai mostrando que a escolha foi acertada. Em 40 dias, venceu o Troféu Brasil (5,55 metros) e o Meeting de Ostrava (5,75 metros), foi prata em Roma (5,86 metros, novo recorde sul-americano) e novamente ganhou ouro em uma competição em Praga (5,75 metros).

Thiago e Holzdeppe agora dividem o segundo lugar do ranking mundial, atrás apenas do francês Renaud Lavillenie, que é disparado o melhor do mundo e já passou de 6,05 metros esta temporada. Até esta temporada, o melhor resultado do brasileiro era 5,83 metros, recorde sul-americano feito em 2013. Agora, coloca seu nome na história. Só Lavillenie e os alemães Bjorn Otto (6,01 metros, em 2011) e Holzdeppe saltaram tão alto nesta década.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.