Ao mesmo tempo em que é um prato que esquenta no inverno, o camarão na moranga também traz para a mesa aquela vibe de sol e mar. Diferente do que muitos pensam, essa receita não surgiu no Nordeste. A história mais provável é de que tenha nascido no Litoral Norte de São Paulo, na década de 1940.
Atualmente, o camarão com moranga vem ganhando destaque até em momentos especiais, como as ceias de Natal e Ano Novo, pois é um prato que complementa a decoração e impressiona os convidados. Com o passo a passo abaixo, aprenda como preparar – e bom apetite!
LEIA TAMBÉM: Elas: um trio de soberanas que esbanja carisma e simpatia
Receita
Camarão na moranga
Ingredientes
- 1 moranga cabotiá
- 3 dentes de alho
- Tomilho
- Alecrim
- 300g de camarão
- 2 tomates
- 1 cebola
- 15g manteiga
- 15g farinha de trigo
- 200ml de leite
- Tempero a gosto
MODO DE PREPARO
- Tire a tampa da moranga e remova as sementes.
- Cubra a moranga com papel alumínio e leve ao forno até ficar macia. Salteie os camarões e reserve.
- Refogue a cebola e adicione o alho e o tomate. Em outra panela, derreta a manteiga e adicione a farinha.
- Adicione o leite aos poucos e mexa até engrossar. Misture os dois molhos e acrescente o camarão. Coloque dentro da moranga, raspando as paredes para soltar o interior, cuidando para não danificar a casca. Depois é só servir.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.