A partir desta segunda-feira, 29, a pasta de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul retoma o teste de vazão em vários poços artesianos do município. A medida, explica a secretária Simone Schneider, está vinculada ao Programa Poço Legal, do governo do Estado, que busca garantir melhor gerenciamento e controle do recurso hídrico, além de aprimorar a gestão das águas subterrâneas e preservação do meio ambiente.
Ainda segundo ela, a solicitação do Estado é que cada município regularize 20% dos poços a partir deste ano, com totalização dos procedimentos em 2028. “O Estado nos pede esse percentual e prazo, mas em Santa Cruz queremos atingir até 90% dos poços ainda neste ano”, garantiu.
LEIA TAMBÉM: Mais de 90 imóveis são notificados em ação contra o Aedes aegypti
Publicidade
O trabalho começou no dia 7 de março. Santa Cruz tem 34 pontos que passarão por testes e obras – 27 poços tubulares profundos, de captação de água subterrânea, e sete pontos de captação de água superficial (nascentes).
Durante o teste de vazão, é possível que o abastecimento aos moradores seja comprometido por até dois dias. Schneider assegurou ainda, que em locais onde houver desabastecimento por um tempo maior que o previsto, as localidades serão atendidas com caminhões-pipa.
LEIA TAMBÉM: Microexplosão atmosférica foi o que causou temporal em Santa Cruz, afirma instituto de meteorologia
Publicidade
29 e 30/04 – Cerro Alegre Baixo
30/04 e 01/05 – Cerro Alegre Alto
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.