Categories: Geral

Teste rápido de zika da Unicamp detecta doença em até cinco horas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) começa a realizar em seus laboratório a partir da próxima segunda-feira, 15, testes rápidos para detectar o zika vírus. Os exames de sorologia serão feitos com amostras de sangue, urina e saliva. A iniciativa identifica e diferencia, em cinco horas, o zika em relação aos outros vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como a dengue e a febre chikungunya. 

Conforme a coordenadora de pesquisas da universidade, Clarisse Arns, o teste foi desenvolvido pela força-tarefa que estuda o vírus em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ela também afirma que o teste tem 100% de eficácia e representa um importante avanço no controle do zika vírus. 

O exame é realizado, atualmente, apenas com amostras de sangue e leva, em média, uma semana. De início, eles estarão disponíveis para pacientes do Hospital das Clínicas de Campinas e da rede pública municipal. Conforme o infectologista do Hospital Santa Cruz (HSC), Marcelo Carneiro, a demora para receber os resultados tem preocupado a comunidade médica. “Não prejudica o atendimento, mas ficamos numa situação complicada. Precisamos do resultado para dar continuidade aos tratamentos”, salientou. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.