Os resultados das eleições deste ano, e sobretudo o desempenho dos candidatos locais a deputado estadual e deputado federal, serão o primeiro termômetro da disputa pela sucessão de Telmo Kirst (PP) em 2020.
De olho
Marcelo Moraes e Kelly Moraes, ambos candidatos, são vistos como possíveis nomes para concorrer ao Palacinho pela oposição. Se fizerem boas votações no domingo, ganham força – ainda mais com a saída de cena de Sérgio Moraes. Por outro lado, há mais gente no PTB interessada na vaga de candidato a prefeito.
Pra variar
O prefeito Telmo Kirst (PP) vetou todas as emendas aprovadas pela Câmara à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. Não é novidade: essas emendas vêm sendo vetadas sistematicamente nos últimos anos e o mesmo ocorreu em governos anteriores. A maioria dos vereadores já desistiu de apresentar, para não perder tempo.
Publicidade
Ledo engano
A sessão da última segunda-feira da Câmara de Santa Cruz foi interrompida cinco vezes pelo presidente Bruno Faller (PDT) devido às vaias de servidores municipais que protestavam contra a lei dos vales. Nos corredores, alguns vereadores demonstravam preocupação. Achavam que o movimento já havia arrefecido e tudo voltaria à normalidade.
E eu?
Um integrante do PP em Santa Cruz entende que o prefeito Telmo Kirst vem dando pouca atenção ao próprio partido e sendo bom demais com os outros partidos da base. “Parece que nem lembra que o PSDB e o PT não fizeram campanha para ele em 2016”, observa.
Repúdio
Candidato a deputado federal, Professor Jamal é alvo de uma nota de repúdio emitida pelo seu próprio partido, a Rede. A nota acusa Jamal, que é natural da Jordânia e morador de Santa Cruz, de discurso de ódio contra o povo judeu.
Publicidade
É birra
À coluna, Jamal alegou que está sendo retaliado pelo partido por ter criticado publicamente os critérios de divisão dos recursos do fundo partidário. Ainda segundo ele, as manifestações suas citadas na nota são antigas.
Repúdio
Na nota, a Rede afirma que vai tomar “todas as medidas administrativas e judiciais necessárias” contra Jamal.
Publicidade