Categories: Regional

Termina nesta sexta o prazo para pagar o IPVA com desconto

Termina nesta sexta-feira, 29, o prazo para os motoristas gaúchos quitarem o exercício 2021 do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com descontos de até 22,4%. A quitação do tributo em janeiro garante uma redução de 3% no valor pela antecipação, além dos abatimentos de Bom Motorista e Bom Cidadão, se o proprietário do veículo tiver direito a esses benefícios.

O tributo pode ser quitado em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também realizar o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil (no BB, somente para clientes podem efetuar a quitação).

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo já arrecadou R$ 41 milhões com IPVA

Publicidade

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA. O proprietário do veículo deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o imposto, é necessário apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2021 é o parcelamento em três vezes com desconto. Para isso, o proprietário também precisa pagar a primeira parcela até esta sexta-feira, com 3% de redução. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 26, com 2%; e março, até o dia 31, com 1%. Além dos descontos pela antecipação, quem optar pelo parcelamento pode obter as deduções de Bom Motorista e Bom Cidadão, se tiver direito. Quem atrasou o pagamento da cota única ou de alguma das parcelas pode proceder da mesma forma para regularizar a situação.

LEIA TAMBÉM: Conheça os cinco carros que mais pagam IPVA em Santa Cruz

Publicidade

Para parcelar, é obrigatório o pagamento em três vezes dentro dos prazos estipulados. Por exemplo, não há como optar pelo parcelamento em fevereiro. É necessário que a primeira prestação seja quitada ainda em janeiro. A alternativa de parcelamento não está disponível nas agências lotéricas, sendo possível apenas nos sistemas dos bancos credenciados.

Os dados relativos ao veículo, como o valor do IPVA, as multas e pendências, podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS), disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store (iPhone) e Google Play (Android).

LEIA MAIS: Detran lança site para pesquisa de peças usadas legalizadas

Publicidade

Taxa de licenciamento

Nesta semana, o diretor-geral do Detran/RS, Ênio Bacci, informou que a taxa de licenciamento deve ser reduzida em até 10%. Ele orientou os proprietários para que aguardem e não façam o pagamento ainda. A taxa foi motivo de polêmica após a decisão do órgão de não emitir mais o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) em formato físico.

LEIA MAIS: Detran deve reduzir taxa de licenciamento em pelo menos 10%

Muitas pessoas entenderam que, se não há mais o custo de impressão, ela não deveria ser cobrada. O Detran justificou afirmando que o valor é necessário para custear o funcionamento dos serviços, e que já extinguiu a taxa de expedição. Vale ressaltar que o IPVA não terá alteração e pode ser pago separadamente da taxa de licenciamento.

Bacci salientou que todos os veículos com o exercício de 2020 quitado estão regularizados até abril, por isso não é necessário ter pressa para fazer a quitação. O projeto de lei com os novos valores deverá ser encaminhado para análise e votação na Assembleia Legislativa em fevereiro, quando os parlamentares retornam do recesso. Quem já pagou terá direito a restituição dos valores cobrados a mais. Contudo, o Detran ainda não definiu como nem quando esse ressarcimento deve ser feito.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vendas de veículos têm queda de quase 22% em 2020, diz Fenabrave

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.